3 dicas para você avaliar seus gastos em marketing e gerar os resultados esperados

Se você administra uma empresa com um posicionamento sólido no mercado, você já deve ter se feito a seguinte pergunta: os gastos em marketing estão gerando o retorno esperado? Como saber quanto eu devo investir em marketing?

Ora, trata-se de uma questão de planejamento e acompanhamento dos resultados. De adotar uma estratégia que caiba no seu bolso e nas qualidades específicas de sua marca, gerando resultados através da injeção adequada de recursos!

Ok, falar é fácil. Mas selecionamos três dicas para você definir o quanto deve gastar neste setor essencial para um posicionamento de marca. Leia!

1 – Conheça seus objetivos

Pode parecer óbvio, mas muitos adotam fórmulas “mágicas” e não pensam no mais básico: afinal de contas, o que eu pretendo conquistar com minha estratégia de marketing? Por mais simples que isso pareça, pode ser bastante desafiador.  A leitura aprimorada de métricas de seguidores, likes, tempo de acesso à página, entre outros, exige um conhecimento mais sofisticado de marketing digital.

Um bom começo é tentar especificar o público a quem você quer atingir e estabelecer estratégias de como conquista-lo e transforma-lo em público consumidor de seu produto ou serviço. Defina as personas a quem você deseja falar e trabalhe com seus desejos e necessidades.

Desenvolva formas tangíveis de mesura que irão gerar evidências de que suas ações estão atingindo sucesso. Isso pode ser difícil e consumir tempo, mas ter dados claros que possibilitem uma leitura completa de suas iniciativas vale todo o esforço!

2 – Seja flexível

Em termos gerais, não se apegue a uma canoa que está afundando. Ou seja, não insista em uma estratégia que não está dando certo.

Ora, uma estratégia de marketing serve para identificar consumidores e encontrar formas de alcança-los. Não tenha medo de tentar uma série de diferentes estratégias até encontrar a que melhor se adapta a sua marca.

Também não se apresse em investir em um aspecto específico do marketing até você ter certeza de que ele deve ser priorizado. Gaste de maneira planejada! Fique de olho no Google Analytics e desenvolva uma categoria de mesura que irá permitir a identificação clara de sucesso e falha. Invista tempo para identificar o posicionamento mais adequado para sua companhia.

Posicione-se em social media! Realizar uma leitura do que funciona e o que não pode ser desafiador, e é raro conseguirmos encontrar a estratégia mais adequada de primeira, mas não se assuste, pequenas falhas vão definir seu caminho para o sucesso!

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3 – Tenha conteúdo

Exatamente. De nada adianta você adotar a estratégia mais completa se você não diz nada. Seu público alvo ganha algo ao ler seu post? O que seu conteúdo tem a oferecer?

Ora, lembre-se que seu consumidor – como qualquer usuário da internet – é bombardeado com conteúdo diariamente. Recursos de SEO a parte, o diferencial é o que este conteúdo tem a oferecer de concreto. É aí que uma boa estratégia de marketing irá despontar. Diferencie-se.

Adotar uma estratégia que deu resultados em outros contextos, aplicando todos os recursos, tempo e dinheiro e esperar resultados pode ser tentador, mas muito provavelmente irá gerar decepções.

Leve o tempo que precisar para definir seus objetivos e como chegar a eles. Lembre-se, este tempo investido também é fonte de resultados.

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