3 maneiras de utilizar a análise preditiva de dados de eCommerce para aumentar o ROI

Ter a capacidade de fazer a análise preditiva do comportamento de consumidores é um desejo de profissionais de marketing desde antes do eCommerce. Hoje, com a devida capacitação, sua marca é capaz de minerar dados gerando insights preciosos sobre o comportamento de seu público consumidor, aumentando o retorno sobre investimentos de suas campanhas.

Dados, dados, muitos dados!

Note que aqui estamos falando nele, no Big Data, que muitos deram como coisa do passado, mas está mais forte do que nunca! De acordo com Sérgio Larentis, VP Marketing Engineering na Math Marketing, se antes tínhamos apenas dados básicos do consumidor, obtidos através de formulários simples com dados cadastrais e histórico de compra e organizados de maneira estruturada, hoje podemos cruzar estes dados com outros obtidos em uma série de outras fontes.

“Com o crescente engajamento virtual das pessoas, as marcas podem inferir muita coisa a partir da própria presença dos usuários na web: o que ele fala no Twitter; o que ela posta no Instagram; o que ela diz no LinkedIn, tudo isso forma uma espécie de perfil social não estruturado que pode ser enriquecido ao ser cruzado com o que já tínhamos de maneira estruturada”, explica Sérgio.

Através da análise preditiva destes dados, você poderá entender:

  • Quais os interesses de seu consumidor
  • Quais seus hábitos digitais?
  • O que ele já comprou?
  • Que redes ele usa?
  • Ele é engajado em algo?

Você pode imaginar o impacto disso sobre o ROI de sua plataforma de eCommerce! Selecionamos três exemplos de como o marketing preditivo pode ajudar sua equipe.

Evitar escoamentos com previsão de churn rate

Já falamos aqui sobre churn rate, trata-se de uma métrica associada ao Marketing Preditivo utilizada para calcular o número de usuários que se desligaram dos serviços de sua empresa em um período de tempo específico.

O churn rate é importantíssimo para o ROI de sua estratégia de marketing e vendas. Lembre-se: manter sua base de clientes é tão importante quanto adquirir novos, além de custar muito menos.

Através da análise preditiva, você pode prever quem está prestes a abandonar sua marca, podendo, assim, criar estratégias de engajamento mais consistentes às necessidades específicas do usuário e mantendo-o ativo como cliente.

Prever e aumentar o ciclo de vida do cliente com descontos e promoções atrativas

Ao entender o comportamento de seu cliente, você é capaz de traçar estratégias melhores para manter uma relação de longo prazo em sua plataforma de eCommerce.

Por exemplo, oferecendo descontos a clientes prestes a abandonarem seu site e evitando oferecer os mesmos descontos para usuários ainda ativos que realizariam a compra de qualquer maneira.

Ou, pelo contrário, em outra matriz estratégica, você pode “premiar” usuários fiéis com descontos atrativos de maneira a manter um bom relacionamento. Tudo depende dos insights analíticos gerados pela sua mineração de dados.

Preveja as ações de seu cliente e os mantenha engajados

Um dos aspectos mais valiosos dos dados preditivos para plataformas de eCommerce é antecipar as ações dos consumidores de acordo com a interação dele com sua marca.

Ora, apesar de todas as tendências de comportamento baseadas em demográficos, no final das contas, cada consumidor é um indivíduo com características e gostos únicos.

Logo, entender a propensão de um assinante a abrir um e-mail, interagir com conteúdo e mesmo solicitar o encerramento do envio de e-mails para sua caixa, pode fazer a diferença na evolução do contato a cliente leal ou churn.

Para isso, analise os dados captados em sua campanha, identifique pontos de risco, evite o envio massivo e engaje seus usuários nos pontos em que eles demonstraram preferência!

Estas são algumas dicas sobre como o marketing preditivo pode ajudar sua plataforma de eCommerce a manter um ótimo ROI. Para realizar cálculos aprimorados de retorno sobre investimento, baixe agora nossa calculadora de ROI!
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