Há um bom tempo, viemos falando em data analytics por aqui. Afinal de contas, trata-se de um recurso formidável para aprimorar processos de tomada de decisão, aperfeiçoando estratégias e aumentando a probabilidade de resultados. Dessa forma, você possui um controle maior ao calcular o Retorno Sobre Investimento (ROI). 

Mas como? Entenda nos quatro tópicos a seguir como o data analytics irá gradualmente afetar o ROI de sua marca. 

1. Análise de dados fomenta tomadas de decisão e competitividade

 

Diariamente, marcas de diferentes portes geram uma série de dados, seja via website, redes sociais, operações de cartão de crédito, ou outros. Através destas informações, marcas ganham insights preciosos sobre como elas influenciam o comportamento do consumidor, sobre o melhor tom para a abordagem de ofertas, entre outros.
Isso torna o mercado ainda mais competitivo. Se você não possui um posicionamento embasado em análise de dados, um concorrente muito menor é capaz de superar suas estratégias através de uma ação mais refinada.
Lembre-se, sua marca já gera inúmeros dados diariamente, estes são recursos que podem ser usados para aumentar seu ROI e tornar sua marca mais competitiva. Basta utilizar a ciência de dados e minerá-los!

2. A mineração de dados vai fomentar resultados e se tornar diferencial competitivo

 

Mesmo com as restrições impostas pela Lei GPDR (General Data Protection Regulation), da União Europeia, que afeta o mundo inteiro, sua marca ainda tem acesso a conjunto de dados preciosos para negócios.
Mas esta ação não se limita à coleta de dados. É preciso saber realizar ações de mineração de dados de maneira a tirar dali informações estratégicas capacitadas. Por exemplo, cruzando dados e entendendo padrões de comportamento de compra por parte de seus consumidores, você ganha informações bastante específicas para tomar decisões pontuais.
Assim, seu investimento terá mais chances de acertar o alvo. Em outras palavras, seu ROI será maior.

3. Você terá aumento de eficiência e redução de custos em ações operacionais

 

Nos últimos tempos, você deve ter lido alguma notícia ou reportagem sobre ciência de dados como profissão em alta. E isso se reflete nas empresas, os dados saíram do departamento de TI e passaram a ser parte integral das operações das marcas.
Dados não servem apenas para você ter insights sobre consumidores e mercado, ele também diz bastante sobre as operações de sua marca. Com a análise de dados, você recebe informações preciosas sobre a taxa de performance de colaboradores, eficiência de máquinas, requisitos avançados de RH, quantificação de informações de CEO e outros.
Estas informações revelam pontos fortes e fracos de sua capacidade operacional, permitindo maior ROI sobre os recursos internos.

4. Consumidores satisfeitos e ofertas ainda mais aprimoradas

 

Dito tudo isso, o mais importante segue sendo este último ponto: A satisfação do cliente.
Com Big Data você pode realizar ofertas mais aperfeiçoadas e proporcionar uma experiência melhor para seus consumidores.
Menos dependente de estratégias especulativas, você pode concentrar o investimento operações que irão gerar resultados. Garantindo a manutenção do ROI. 

É ou não é a equação perfeita para a sua marca? 

A Math Marketing pode te ajudar na extração de dados para seu negócio e na definição da melhor estratégia, não deixe de falar conosco se preciso!