Muitos executivos estão percebendo a importância do marketing de mídia social. Facebook, Twitter, LinkedIn, mas plataforma como o Pinterest tem suas características únicas e vantagens também. E a resposta do Pinterest tem sido grande: milhões de usuários usam os painéis para fixar aspectos exclusivos sobre seus negócios, para grande felicidade do público on-line.

Como tal, o Pinterest está ganhando uma reputação como uma das melhores e mais eficazes ferramentas de marketing para um empreendedor. No entanto, há mais do que apenas comercialização de seus produtos. Como ferramenta de pesquisa, você pode usar o Pinterest para obter informação muito valiosa sobre o seu negócio, a concorrência, e a estratégias de marketing que você pode utilizar.
Destacamos algumas maneiras de como você pode maximizar o Pinterest não só para fins de marketing, mas para a pesquisa também.
Assista a competição
Concorrência sempre vai estar lá, e, em vez de ignorá-lo, por que não ficar de olho ver o que os seus concorrentes estão fazendo? Com os painéis secretos do Pinterest, você pode agrupar seus concorrentes por categoria e manter o controle sobre o que eles lançam, os tópicos que publicam em seus blogs, as notícias que anunciam, e assim por diante. Como os painéis são secretos, só você sabe o que está contido ali, quais informações está reunindo em relação a sua concorrência.
Realizar pesquisas de mercado
Antes de qualquer campanha de marketing, você tem que realizar uma pesquisa de mercado. Com o Pinterest, você pode reunir várias informações para sua pesquisa em um lug​ar, controlado, amigável e visualmente atraente. O Pinterest facilita a compilar todos os dados relevantes (vídeos, blogs, infográficos, e muito mais) em relação ao seu mercado alvo.
Compreender os clientes potenciais
A pesquisa de mercado é voltada para a compreensão do mercado-alvo como um todo, compreendendo os potenciais clientes restringe-la a empresas e indivíduos específicos. Através dos painéis do Pinterest, você pode reunir o máximo de informações sobre um determinado cliente, planejar uma estratégia eficaz para levá-los a sua empresa. Você pode usar diferentes categorias para agrupar os clientes, de modo que para cada grupo (por exemplo, aqueles que gostam de demonstrações em vídeo sobre o conteúdo do blog), você pode planejar uma estratégia para atrai-los.
Colaboração para melhores negócios
Às vezes, você precisa da ajuda de outras pessoas para descobrir a solução de problemas, ou para fins de brainstorming. Por essas razões, você precisa de uma plataforma que vai ser fácil de acessar, trabalhar e manter todos os dados privados. O Pinterest torna isso possível com a sua capacidade de criar painéis de grupos privados que você e outros membros da equipe podem usar para seus propósitos de colaboração.
Não se esqueça dos nomes!
Um aspecto muito importante do negócio é networking. Você interage com pessoas diferentes, alguns que você pode precisar no futuro para crescer seu negócio. No entanto, com todo o trabalho envolvido na gestão do negócio, acaba se esquecendo de nomes e rostos. Usando painéis do Pinterest, os pin de fotos de pessoas que você interagiu, juntamente com os seus nomes, perfis, gostos, hobbies e tal, irão a calhar quando você for precisar de informações pessoais de um cliente antes de ir ao encontro deles.