Para fugir do Narcisismo digital que comentamos em no post: “Seu site não atrai clientes? Pode ser um sintoma Narcisismo digital” e realmente criar o site para seus clientes e não para você, colocamos abaixo uma lista de itens que podem te ajudar nesta tarefa. Vamos a eles:

1. Fale diretamente com cada um dos perfis de seu público-alvo (também chamado de personas). Para criar um site com foco no cliente, é necessário saber quem são seus clientes, identificar claramente os nichos de mercado, entender seus hábitos e não apenas os dados demográficos ou empresas foco. Com esta visão você será capaz de falar diretamente de suas necessidades e motivações – ou seja – não basta saber que o foco são empresas de médias, mas quem dentro destas empresas, quais seus cargos, seus desafios, suas metas e é claro como consomem conteúdo.

2. Fornecer conteúdos e funcionalidades que atendam às necessidades dos seus clientes. Um site com foco no cliente antecipa as necessidades de seus clientes além de fornecer soluções e conteúdos que focam naquilo que eles estão buscando.

3. Educar e construir uma relação de confiança com o cliente. O site não pode apenas vender, claro que em última análise esta é uma de suas funções mais nobres, porém ele também deve educar. Um site com foco no cliente funciona como um recurso indispensável para os clientes, oferecendo artigos educacionais, guias, vídeos e outros conteúdos que ajudam seus clientes a executarem suas funções e resolverem seus problemas. Claro que esta solução muitas vezes passa pela utilização de seus produtos.

4. Persuadir os visitantes a agir. Um site com foco no cliente não toma uma atitude passiva para a geração de leads e vendas. Ele oferece uma variedade de call-to-actions (ou na tradução literal: chamadas para a ação) para converter visitantes anônimos em leads para o seu processo de vendas. Além é claro de conhecer a Jornada de seus clientes, ou seja, aquele cliente que está iniciando a avaliar as suas necessidades não receberá uma oferta de venda, mas sim um conteúdo que o ajude no processo de avaliação.

5. Tornar mais fácil para os clientes a fazer negócios com você. Um site com foco no cliente serve como o centro de todas as suas atividades de marketing e oferece aos clientes e prospects com uma forma interativa e dinâmica para realizar negócios com você.

Como regra geral você precisa conhecer seu cliente, entender seus problemas e definir como seu site pode ajudá-lo no dia a dia. Desta forma seus clientes não vão apenas acessar seu site, mas resolver seus problemas (ou pelo menos encontrar uma forma de resolve-los), eles ficaram felizes de terem te conhecido.