Um dos pontos mais relevantes de uma boa ação de SEO para o seu site é o Link Building. Abrigar links de qualidade em sua página, faz com que ela fique muito “bem vista” pelos motores de busca mais importantes, como o Google, Bing e Yahoo. Mas veja bem o que comentamos, os links precisam ter qualidade, e é aí que formar uma rede de links relevantes pode se tornar uma tarefa bem difícil de realizar, especialmente porque construir uma rede de links é um trabalho a longo prazo.

Uma excelente maneira de acelerar um pouco as coisas e agregar links relevantes para sua página é o Guest Blogging. A prática consiste em publicar um post em outro Guest Blog, ou seja, um blog voltado para escritores visitantes. Nos últimos anos existe um debate se esta é uma boa maneira de aumentar o tráfego, pois o próprio Google informou que qualquer prática de spam backlinking detectada seria ignorada pelos motores. Mas perceba que o Google fala em “Spam”, e é o que vamos evitar. Porém, Guest Blogging ainda é uma ótima prática que traz muitos benefícios, como melhorar o SEO, auxiliar a manter publicação com regularidade e transformar você em um grande escritor de blog. Quer ver

1 – Você ganha backlinks

Os backlinks de qualidade são aqueles escritos em blogs do mesmo nicho que o seu. Então cuidado se for escrever um artigo para um Guest Blog diferente do seu nicho, isto será mal visto pelo Google. Por exemplo, não escreva em um blog de Moda se a sua especialidade é Marketing apenas para ganhar links em um blog muito visitado. Cuidando este detalhe, aproveite bastante os benefícios de backlinking, não esqueça de quando for escrever, incluir sua biografia na assinatura e colocar um backlink para seu blog principal.

2 – Seu conteúdo para uma grande audiência

Os números de Analytics do seu blog estão estagnados? Considere escrever para outras páginas (do seu mesmo nicho, lembre-se!) e dar um up no seu número de visitantes. Planeje bem o tópico, persona e jornada de compra para criar um conteúdo relevante, você estará escrevendo para pessoas de uma página diferente da sua, use todo seu arsenal para levar um conteúdo interessante para a página que permitiu sua presença e trazer os leitores para sua também. Uma via de mão dupla que funciona muito bem para todos envolvidos.

3 – Mais tráfego de blog

Outro método de obter mais tráfego para seu Blog é por meio da inclusão de links para sua página durante todo o conteúdo do seu Guest Post. Para alguns Guest Blogs, incluir um link aqui ou ali nos seus posts, não será nenhum problema, mas certifique-se das regras de escrita do blog antes de usar esta estratégia.

4 – Você pode obter mais assinantes

Há muitos Guest Blogs que permitem aos usuários escreverem uma biografia, e as três primeiras linhas dessa bio aparecem na parte inferior de cada post escrito por um convidado. Se for este o caso, utilize estas linhas para oferecer seu conteúdo, como se fosse um prêmio para quem acessar. E nunca é demais lembrar, sua oferta deve estar de acordo com o nicho do blog. Na hora de escrever o post, redija ao menos 1.000 palavras. Escrever mais faz que que as pessoas leiam seu conteúdo por mais tempo, e se passam mais tempo lendo seu conteúdo, elas acabam conhecendo você melhor.

5 – Você vai se tornar um escritor melhor

Para ter aquele blog que as pessoas vão querer voltar de novo e de novo, você precisa construir conteúdo valioso. Além das práticas já conhecidas para criar o conteúdo relevante, a escrita deve ser refinada e agradável. Claro, as pessoas gostam de ler coisas bem escritas. Um conteúdo extremamente útil, pode ser abandonado caso esteja muito mal escrito ou de forma desinteressante. Escrever para outros blogs vai te dar mais prática e retorno de leitores, ajudando a melhorar cada vez mais o seu blog. Lembre-se: A escrita é uma habilidade poderosa para dominar a web.

Conclusão

A prática de Guest Blogging ainda está viva e vai muito bem, obrigado. Além disso tudo, o momento é propício para prática. Existem inúmeros Guest Blogs em diversos nichos de mercado. Tente escrever pelo menos um post por semana em outras páginas, para que você possa se tornar um escritor melhor e obter habilidades para colocar seu blog no topo dos resultados orgânicos.

Adaptado de Marc Guberti.