A Lei Geral de Proteção de Dados requer atenção das empresas

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) chegou para ficar e, mesmo entrando em oficialmente em vigor em fevereiro de 2019, as empresas ainda têm muita dúvida sobre como poderão trabalhar com dados a partir de então. “Quando pensar em estrutura de uso de dados, levando em conta a Lei, as marcas têm de avaliar bem para qual finalidade ele se destina e utilizar a informação apenas para este fim ou deixar claro desde o início qual será o uso”, explica Marcel Ghiraldini, VP e co-fundador da Math Marketing durante sua palestra no IT Forum X.

O que determina a LGPD

A LGPD determina que o dado agora tem um ciclo de vida, ou seja, nasce com uma finalidade e depois do uso tem de ser excluído. De acordo com Marcel, a relação tem de ser transparente e as empresas não devem ser malas, ou seja, se utilizam o dado para mandar uma newsletter, devem utilizar apenas para este fim. Afinal, o dono do dado é a pessoa e ela pode determinar exclusão da utilização.

Cuidados importantes

Para Marcel, um ponto importante da Lei é que todas as empresas, independente do tamanho, poderão ser penalizadas e as multas são altíssimas e podem chegar a R$ 50 milhões. Portanto, é recomendável não subestimar a LGPD. Uma alternativa para quem tem muitos clientes é promover experiência.

“Se quiser vender algo, faça o conteúdo ter valor suficiente para que o proprietário do dado queira mais. A partir daí tentar outra coisa e não usar esses dados para bombardear seu cliente com banner, newsletter etc”, explica Marcel.

Cuidado com os dados pessoais

Outro cuidado que as marcas devem ter é em relação ao uso de dados sensíveis, ou seja, dado pessoal referente à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico. “Para não ter problema, é preciso trabalhar com mídia própria, ou seja, aquilo que você deleta no fim do dia. Melhor pecar pelo excesso do que ser autuado pela Lei”, recomenda.

Quer saber muito mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados? Assista à uma palestra sobre o tema com a participação de Marcel Ghiraldini!
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