Você conhece a audiência do seu site? Ou melhor, você entende a audiência do seu site? Se você ainda não sabe o que é o Google Analytics, pode estar perdendo diversas oportunidades de negócios no mundo online.

Google Analytics – O que é?

O Google Analytics ou GA como também é conhecido, é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog.
O objetivo principal desta ferramenta não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções deste site. Tempo médio no site, tipo de dispositivo utilizado para a navegação, categorias mais acessadas (no caso de um e-commerce), são algumas das informações fornecidas por este sistema.

É com base nas informações, coletadas através do GA, que podemos analisar se os visitantes de um determinado site estão tendo o comportamento esperado, como resposta a uma determinada campanha de marketing online – patrocinada ou gratuita – atingindo as metas e objetivos traçados no projeto inicial, e se não, o que pode ser feito para corrigir o problema.

O monitoramento de tráfego é uma das principais funções de qualquer atividade online e indispensável para a gestão de negócios neste segmento. O Google Analytics, é a ferramenta padrão do mercado.

Recursos disponíveis no Google Analytics

Os recursos do Google Analytics parecem ser infinitos e justamente por isso é considerado atualmente uma das principais ferramentas de gerenciamento de decisões na web. Veja algumas das informações que ele fornece:

• Número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam ao site
• Origens de tráfego – De onde estão vindo os acessos que chegam ao site
• Metas – Quais as metas traçadas para o site foram atingidas
• Resultados de e-commerce – Como anda o desempenha da sua loja virtual
• Marketing – Quais as campanhas de marketing que proporcionam melhor resultado
• Mídias Sociais – Quais de suas ações em redes sociais lhe trazem maior acesso

Atualmente, nenhum administrador de site ou profissional de marketing digital pode trabalhar sem essa ferramenta. É um verdadeiro mapa da mina para quem deseja entender melhor a interação dos usuários com um site ou campanha de marketing online.

Google Analytics e suas opções

No estágio atual de tecnologia da ferramenta, praticamente não existe o que não possa ser mensurado. Para quem não sabe o que é Google Analytics em detalhes, ele pode parecer apenas um sistema de monitoramento de acessos, mas na verdade ele funciona como verdadeira ferramenta para tomada de decisões gerenciais.

Portanto, o GA vai muito além da contagem de visitas. As configurações do Google Analytics nos permitem identificar caminhos de navegação, formas de interação e coletar dados que nos ajudam no desenvolvimento e aperfeiçoamento do site e seu conteúdo.

Quer saber mais sobre esta fantástica ferramenta de monitoramento? Baixe agora o Guia Definitivo Google Analytics e saiba como aprimorar a gestão dos negócios online.