As reações à notícia de que o Google está alterando cada vez mais a correspondência exata das palavras variam bastante entre profissionais de marketing digital.

Sabemos que o marketing de conteúdo é o carro chefe de grandes empresas, mas além disso, existe a dificuldade de fazer com que sua publicações cheguem até seu público alvo. As estratégias de Inbound Marketing e SEO (Search Engine Optimization) ganham força, mas a como a mudança de algoritmo do Google impacta em sua aplicação? 

Impacto na performance

 

A maior consequência dessa mudança será sentida pelas contas onde o modelo de match exato de termos tem um bom histórico de resultados e onde uma variação do mesmo match exato impactava diretamente as métricas de conversão.

A questão é que essas mudanças do Google invalidam a necessidade de utilizar correspondentes específicos no primeiro momento. Essas alterações influenciam na produção de conteúdo, mexendo até com o propósito desse modelo, pois com essas novas práticas não é necessário contar com uma modalidade de pesquisa exato, como acontecia.

Foco em resultados assertivos

 

Afinal de contas, a vantagem de aplicar palavras-chave pré-definidas era justamente especificar e montar uma audiência mais assertiva dentro das possibilidades de segmentação disponíveis.

Só que um dos problemas de expandir é que isso pode servir como um gatilho para afetar a performance geral de um estímulo de Marketing. Isso significa que as variações convertem menos se comparadas com palavras exatas, além de precisar diminuir os bids no leilão, uma alteração que pode nos impedir de usá-las completamente ou de atingir as palavras-chave negativas.

Mas o interessante é que as opiniões são divergentes entre profissionais de marketing digital. De um lado alguns afirmam ter registrado aumento no tráfego das variações de match exato, algo que diminuiu o custo das conversões. Do outro, algumas empresas afirmam que as alterações beneficiaram todos os KPI’s primários e registraram melhoria de desempenho. E você o que acha?

Para entender melhor esta situação, siga acompanhando nosso blog! No próximo post, falaremos sobre como o machine learning vem influenciando este processo. Enquanto isso, conheça nosso método de transformação para preparar sua marca para a maturidade digital!