Análise Preditiva de ROI em campanhas de Marketing

Imagino que você já tenha feito diversas campanhas de Marketing Digital das mais variadas formas e nas mais diversas ferramentas e redes, portanto a partir dos dados coletados de suas campanhas você tem a condição de estimar o resultado de suas campanhas futuras. É a chamada: análise preditiva de ROI.

Escrevo este post para te trazer opções de ferramentas mais assertivas nesta estimativa, como disse no Episódio 5 do Marketingmática na maior parte das vezes usamos o método de atribuição simples com projeção de ciclo de vendas para estimar nossos resultados futuros, porém este método traz consigo o problema de dar todo crédito à ação de geração, além de não conseguir incorporar mudanças de execução na campanha para a sua análise.

Uma pergunta simples como: “Se tenho R$1.000,00 para investir em uma campanha no Facebook qual é o ROI que tendo a ter?” –  pode ser respondida apenas olhando a taxa de conversão passada de campanhas com a mesma origem, ou simulando de forma matemática o universo de ações em um cenário atual.

Análise Preditiva de ROI

Quando pensamos em aplicações matemática, pode dar a impressão de algo complicado (como teorias de físicas), mas na verdade estamos falando de algo mais prático e graças à tecnologia que temos acesso hoje, bem simples. Estas “simulações” são conhecidas como técnicas de what/if, e já existem há muito tempo em BI (Business Intelligence), cruzando esta técnica com a nova capacidade de Machine Learning, como falamos no post sobre Marketing preditivo, é possível prever ROI de forma bem assertiva.

Sabendo os dados das minhas campanhas passadas, podemos criar um modelo de Machine Learning que descubra o que foi importante no resultado e, a partir daí, estimar os resultados que podemos ter, bem como os fatores críticos de sucesso que devem ser replicados.

Em linhas gerais, com técnicas de  analise preditiva temos maior assertividade em estimar o retorno de suas ações de Marketing e decidir com maior embasamento qual deve ser feita, te convido a baixar o nosso e-book sobre Marketing Preditivo para saber um pouco mais sobre soluções efetivas do uso de Marketing Preditivo.

Sem comentários

Deixe seu comentário

Quer saber se sua empresa tem maturidade digital para competir?

SOLICITE SUA AVALIAÇÃO AGORA!