Incontáveis modelos inovadores surgem a cada dia. Indústrias completamente novas se formam enquanto as antigas desabam. Os inovadores desafiam a velha guarda, que luta fervorosamente para se reinventar.Como você imagina a cara do modelo de negócios da sua empresa daqui dois, cinco, dez anos? Você ficará entre os principais jogadores? Vai encarar concorrentes apresentando novo e formidáveis modelos de negócio?

No fim das contas, a inovação dos modelos de negócios é a valorização, seja para empresas, ou clientes ou para todo a sociedade. Trata-se de substituir modelos ultrapassados. Como o Ipod e o Itunes, a Apple criou um modelo de negócios que transformou a empresa em uma força dominante no mercado da música digital.
Mas como inventar, projetar e implementar sistematicamente modelos assim? Como questionar, desafiar e transformar modelos velho e ultrapassados? Como transformar ideias visionarias em modelos de negócio que virem o jogo – ou rejuvenesça o jogo, caso sejamos nós mesmos os atuais líderes?
Acreditamos que um Business Model Generation pode ser melhor descrito com nove componentes básicos, que mostram a lógica de como uma organização pretende gerar valor. Os noves componentes cobrem as quatro áreas principais de um negócio: Cliente, Oferta, Infraestrutura e Viabilidade financeira. O Business Model Generation é um esquema para a estratégia ser implantada através das estruturas, dos processos e sistemas organizacionais.
Modelos de negócios transformadores são emblemáticos em nossa geração. Ainda assim, continuam pouco compreendidos, mesmo transformando a paisagem competitiva nas indústrias.
Fonte: Livro Business Model Generation
https://www.youtube.com/watch?v=UNHCAYx7_YY