Todo mundo sabe que um bom plano de conteúdo em Inbound Marketing envolve ações de Call to Action (CTA) para converter mais leads. A oferta de um conteúdo rico que complemente o post em questão é essencial para conquistar o leitor, levando-o a registrar seus dados de contato. 

Mas o conteúdo rico não faz todo o trabalho, é preciso investir em CTAs chamativos envolventes. Ora, usuários são diariamente bombardeados com informação visual enquanto navegam na internet, para conquistar seu interesse é muito importante que você seja inovador! 

Para isso, devemos levar em conta tanto a arte quanto o texto que levarão ao seu ebook, infográfico, whitepaper ou webinário. Fuja da obviedade!

Mas como produzir um CTA impactante?

 
Para explicar melhor, vamos “desmembrar” a lição. O sucesso de um CTA dependerá de duas questões:
    • Texto
    • Design
 

Texto – seja dinâmico!

 

O texto de um CTA é essencial para a converter em leads os leitores que acessam seu conteúdo. Lembre-se, se eles chegaram a seu post, é porque existe uma predisposição em aumentar o conhecimento na devida área. 

É a oportunidade perfeita para estabelecer vínculos e melhorar a performance do canal de sua empresa. Logo, é necessário ser incisivo, usar verbos fortes que incentivem a ação. 

De nada adianta ser ultra descritivo se seu texto não tem carisma. Use e abuse dos “ganchos”, se for propício, utilize recursos bem humorados. Uma abordagem inovadora requer criatividade.

  • Em primeiro lugar, uma pequena descrição do conteúdo oferecido, o leitor precisa saber o que está sendo ofertado;
  • Em segundo, um verbo de ação que o incentive a interação, como “faça o download!”, “baixe o conteúdo grátis!”, ‘’clique aqui’’.
  • Próximo passo, destaque o caráter imediato do benefício oferecido ao leitor, destaque que o conteúdo será baixado “agora”. Lembrar que o material é grátis nunca é prejudicial!
 

Atenção! Garanta que o texto do CTA ofereça exatamente o que a Landing Page vai entregar. Por exemplo: se usar um botão de “Baixe Agora”, a Landing Page não pode enviar o conteúdo por e-mail, contrariando o aviso principal. Ou seja, é essencial que, em poucas palavras, você descreva o material ofertado e influencie o leitor a baixa-lo, por isso, seja claro e incisivo!

Design – visual marcante

 

Você já deve ter notado, ao longo de todo este artigo, destacamos o poder de uma abordagem criativa e inovadora. CTAs ricos visualmente irão atrair mais cliques, gerando mais leads! Oferecer um conteúdo interessante através de um texto eficiente não será efetivo se sua arte é fraca e pouco atraente. 

Diariamente, inúmeros leitores irão acessar seu site. É preciso cativá-los! Uma arte interessante, ou mesmo o uso de uma fotografia como plano de fundo para o texto por outro lado, irão despertar a atenção destes usuários, levando-os ao clique.

O CTA abaixo por exemplo, utiliza uma formatação bastante diferenciada. Note o impacto visual da fotografia selecionada como plano de fundo. Você não se sente compelido a clicar?

 

Você pode ser criativo, mas não confunda seu leitor! Abaixo um exemplo em que o produtor de conteúdo soube relacionar seu conteúdo a um fator externo, dando força temática a seu CTA:

Por outro lado, às vezes a simplicidade é o caminho certo para conquistar o leitor dos conteúdos de sua empresa. Ser minimalista também é inovador. Aqui se faz presente a lógica do “menos é mais”! Confira abaixo:

Ou seja, diferentes situações demandam diferentes posicionamentos. Saiba quando é hora de ser criativo e quando um conteúdo sóbrio tem maior apelo.

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