Como criar um blog de sucesso em 2017 em 5 passos

Em 2017, os blogs devem seguir a tendência de crescimento que vêm obtendo nos últimos anos, ganhando ainda mais força como ferramenta de captação de clientes em potencial. Como apontado pelo Hubspot, principal ferramenta de inbound marketing no mercado, equipes de marketing que usam blogs recebem 67% mais leads que as que não utilizam. Ou seja, quem quer manter um posicionamento forte na web precisa estar em dia com a plataforma!

Conheça alguns passos que levarão seu blog ao sucesso em questão de tempo!

1º Passo: identificando personas

Certamente em algum momento você já se questionou qual o perfil do seu público. Para isso, indicamos o uso das Personas. Quanto mais conhecermos nossos possíveis clientes melhor será a oferta de atração.

  • Entreviste clientes para saber o que eles consideram positivo e negativo em sua abordagem
  • Converse com sua equipe de vendas, eles conhecem seus clientes como ninguém e podem passar informações valiosas
  • Analise sua rede de contatos, e entre em contato para obter informações adicionais
  • Pesquise fóruns e grupos de discussão relacionados ao seu produto
  • Capture informações valiosas sobre suas personas, como as redes sociais que seus usuários frequentam, em que tipo de companhia atuam, grau de instrução, etc.

2º passo: definindo um plano de conteúdo

Agora que você definiu suas personas, é hora de pensar no que você irá publicar. Uma boa estratégia é criar um plano de conteúdos atemporais, ou seja, que não estão presos a um período, uma data. Materiais que seguirão relevantes dias, meses ou anos depois. Entenda!

  • Entenda as necessidades de seus possíveis clientes
  • Defina um tópico ou uma palavra-chave e a análise por diferentes ângulos e pontos de vista
  • Pesquise as palavras-chave mais buscadas em sua área de atuação
  • Analise outros conteúdos que você produziu e os reformule em posts
  • Produza conteúdo didático com formatações atraentes e de fácil assimilação
  • Realize um brainstorm com seu time para gerar novas ideias e pautas para postagens
  • Pesquise o que seus concorrentes andam publicando e procure novos pontos de vista

3º passo: mãos na massa, produzindo conteúdo

Após toda a ponderação, é chegada a derradeira hora de fazer com que o blog cumpra sua função para o cliente: torne-se uma fonte de conteúdo. Desnecessário dizer que é importantíssimo evitar erros de português. Manifeste-se de forma clara! Dê atenção especial à edição do post, enriqueça-o com imagens, vídeos, infográficos. Crie links internos e externos e aumente sua rede de relacionamentos.

Não se esqueça de estar sempre por dentro das regras de SEO!

4º passo: atraindo assinantes e gerando fidelidade

Agora que você tem um canal, planeje formas de promover seu conteúdo. Como fazer seus posts atingirem o público e gerarem resultados?

Disponibilizar botões de compartilhamento para que os usuários possam compartilhar seu conteúdo nas redes sociais pode aumentar consideravelmente seu alcance. Botões call-to-action (CTAs) associados a conteúdos interessantes são uma forma preciosa de obter contatos de possíveis clientes, assim como o espaço de comentários, onde você pode receber feedback e interagir diretamente com os usuários.

Disponibilize formulários para os usuários que registrarem no seu site. Isso pode ser feito em CTAs ou na própria página principal da de seu blog e envie seu conteúdo por e-mail para os usuários assinantes, assim eles terão acesso facilitado e a oportunidade de compartilharem o material com outras pessoas.

Mas atenção, não encha a caixa de e-mails de seus assinantes, isso geralmente acaba em um cancelamento de assinatura. Pondere bastante em relação a frequência de seus e-mails!

5º passo: avaliando de métricas

No que diz respeito a blogs, é importante que os resultados obtidos sejam analisados sazonalmente: seu blog está atraindo subscribers, leads e incentivando usuários a avançarem na jornada do comprador? Leve sempre em conta as seguintes métricas:

  • Visualizações: dado importantíssimo. Quantos usuários estão visitando seu site?
  • Taxa de cliques (CTR): os usuários que acessam um post de seu blog seguem navegando através dos hyperlinks contidos nele? Isso demonstra a autoridade conquistada por seu site.
  • Fontes de tráfego: qual a origem do seu tráfego? Seus materiais promocionais estão dando resultado? Métrica essencial para a análise estratégica.
  • Leads e clientes: quantos usuários são convertidos em leads e clientes? Item decisivo para que você avalie a eficiência de seu conteúdo e trace novas diretrizes se necessário.

Não desanime se seu blog não apresentar resultados imediatos. A prática costuma surtir efeitos exponenciais ao longo do tempo. Quanto mais você publica, mais autoridade você ganha.

Comece por baixo, estabeleça metas humildes e, com o tempo, busque voos mais altos. Revise suas métricas e avalie suas ações promocionais. Realize experimentos. Você vai ver, seu canal vai crescer e muito!

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