Como melhorar o ROI com Web Analytics?

Quem acompanha nosso canal deve ter notado que somos fãs de práticas Web Analytics. Já falamos bastante sobre o assunto e insistimos: Analytics é o caminho central para identificar se o website de seu negócio está atingindo objetivos e atraindo consumidores em potencial. Por isso, hoje vamos falar sobre um tema de importância, como melhorar o ROI (retorno sobre investimento) com ajuda de análise de dados? 

Entenda o comportamento do consumidor em seu website 

Oferecer o que seus consumidores querem é substancial para atingir o sucesso de sua empresa. E seu website pode ser a chave para isso. Através do investimento em Analytics, você pode ter um entendimento completo para conquistar seus consumidores baseado no comportamento deles dentro do site: 

  • eles navegam via desktop ou mobile?; 
  • que páginas despertam maior interesse?; 
  • quais são os pontos de entrada para o acesso a landing pages?  

Todas essas informações são valiosas para você alinhar a melhor estratégia! 

Seu Analytics pode confirmar hipóteses sobre suas buyer personas ou não. Dados podem desafiar ideias pré-concebidas e oferecer evidências para uma mudança de direção necessária, validando estratégias e aumentando o ROI. 

Trace objetivos mensuráveis para ROI 

Objetivos mensuráveis são pré-requisitos se você quer o máximo retorno para seus investimentos. Não caia na armadilha de basear suas decisões apenas em aspectos subjetivos ou intuição. Trace objetivos em dados qualitativos e quantitativos, ou, saiba dosar dados e criatividade. 

Lembre-se: a análise de dados bruta não vai levar você ao seu objetivo, você precisa aplicar a expertise adequada à leitura dessas informações. Só assim você estará apto a saber o que fazer com os dados captados para melhorar o ROI de seu negócio.

Por exemplo, você precisa estudar questões como:  

  • Quais caminhos de conversão os consumidores mostram menos resistência?; 
  • que posicionamento de Call to Action gera mais resultados?; 
  • quais são os temas mais atraentes?  

Além do
Clickstream 

Quando falamos em medir a performance do site, a ideia mais comum é saber “o que aconteceu”, ou seja, o clickstream. Porém, para maximizar o ROI, você precisa de visões analíticas muito além deste escopo. Veja abaixo: 

“Como aconteceu?”  

Criar hipóteses das possíveis jornadas do site que levam o visitante aos conteúdos desejados, bem como os dados de visitas passadas para, a partir deles, verificar quais e quantos são os impactos necessárias para gerar um lead ou atingir uma meta específica (como assistir um vídeo informativo) 

“Porque aconteceu?”  

As variações positivas e negativas de seus acessos ou conclusões de metas podem responder não apenas às suas ações de marketing (inbound ou outbound). Variáveis externas como os movimentos de mercado e a concorrência podem (e vão) impactar seus resultados. A visão analítica de causa e efeito exige o cruzamento de dados on-line, off-line e monitoramento de indicadores de mercado e dos concorrentes. 

“O que acontecerá”  

À partir das visões analíticas, citadas acima, é possível criar modelos matemáticos para prever os resultados futuros. Para saber mais, leia nosso post sobre Marketing Preditivo 

Estabeleça parcerias com especialistas em Analytics 

Não é por acaso que o mercado de Analytics vem crescendo, seus resultados são praticamente garantidos caso sejam estabelecidas parcerias com os profissionais corretos.  

Faça-se valer do que o mercado oferece para tirar insights valiosos de seu Analytics e melhorar os resultados de sua marca como um todo através de objetivos claros e coerentes.  

Com o tempo e a companhia necessária para implantar melhorias em sua capacitação, os benefícios serão substanciais e você irá ver seu ROI chegar às alturas. Nós garantimos! 

Enquanto você planeja sua parceria para Analytics, que tal calcular seu ROI? Baixe gratuitamente nossa calculadora de ROI clicando no banner abaixo!
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