Como prever efeitos de modelos de marketing mix e gerar resultados

Só quem gerencia atividades de marketing sabe como é árdua a tomada de decisões envolvida na produção e publicação de anúncios.

Afinal de contas, em que mídias investir? Quantas campanhas a marca pode/deve investir simultaneamente? Como prever os resultados? O investimento trará retorno? Estes são apenas alguns dos questionamentos que passam pelas cabeças de uma equipe de marketing ao desenvolver uma nova estratégia.

É por isso que hoje explicaremos como um modelo de marketing mix (Mix Marketing Modeling, no inglês), aplicado sob a égide do Marketing Preditivo, pode ajudar sua marca a controlar variáveis em suas ações.

O que é marketing mix e como funciona?

O termo marketing mix se refere a um conjunto de ações ou táticas que a companhia usa para promover sua marca ou produto no mercado. De acordo com o livro Multichannel Marketing – Metrics and Methods for On and Offline Success, de Akin Arikan, uma das características mais positivas do marketing mix para negócios pode ser sua aptidão para capturar as interdependências entre múltiplos instrumentos de marketing.

Segundo Akin, modelos de marketing mix podem, por exemplo, ajudar profissionais da área a quantificar os efeitos complementares de anúncios publicados em diferentes canais simultaneamente ou em períodos próximos. Por exemplo, é possível avaliar o efeito de anúncios na TV e e-mail marketing simultâneos ou intercalados, potencializando as oportunidades conjuntas ou independentes.

Mais mineração de dados, menos achismos

Mas, lembre-se, “com grandes oportunidades vêm grandes desafios”. No que diz respeito ao marketing mix, não há mágica envolvida. Ao invés, deve haver uma base de dados adequada como introdução ao modelo.

Sérgio Larentis, VP Marketing Engineering na Math Marketing, explica que a ideia do é que as empresas consigam saber o que tem mais chance de dar certo antes de fazer e, assim, dependam menos de processos de tentativa e erro. Nesse sentindo, o Marketing Preditivo é um aliado precioso na tomada de decisões.

Ora, as várias campanhas postas em prática do passado ao presente certamente foram sobrepostas umas às outras durante certos períodos de tempo dentro dos mesmos mercados. Através da coleta e do cruzamento destes dados de resultados de vendas, o modelo pode “aprender” que resultados podem ser obtidos através de diferentes decisões.

“O marketing preditivo nos ajuda a tomar melhores decisões, nos ajudando a prever os resultados de uma decisão, assim, ele aumenta a produtividade e gera resultados”, elucida Larentis.

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Estas são etapas preciosas que complementam suas ações de cálculo e controle de ROI, potencializando sua capacidade de obter resultados. Mas de nada adiante se o próprio cálculo for pouco assertivo, por isso, baixe agora nossa calculadora de ROI e obtenha os melhores insights!
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