Certamente em algum momento você já se questionou qual o perfil do seu público. Quem procura por você, sua empresa, seu produto, suas informações; e constata que atende diferentes perfis e precisa definir o seu cliente ideal. Uma boa estratégia do Marketing Digital é produzir conteúdo direcionado para as pessoas certas e para isso indicamos o uso das PERSONAS, exploramos o uso das práticos das personas em um artigo sobre “como fazer um site focado no cliente”.

Mas afinal o que são Personas?

Personas são o componente básico de uma estratégia de Inbound Marketing, podendo ser definido como uma representação semi-ficcional do cliente ideal, com base em dados reais e em pesquisas de mercado, ela traz uma síntese de demográficos, padrões de comportamento, motivações, objetivos e metas. Quanto mais detalhes compor essa pesquisa, mais rica a persona será e servirá como uma guia para a produção de conteúdos, maximizando a aderência do material ao público.

” COM UMA PERSONA BEM DEFINIDA SUA ESTRATÉGIA TEM POTENCIAL PARA SE TORNAR MUITO MAIS EFETIVA”

Não podemos esquecer que a Persona é quem você deseja atrair para a seu conteúdo e consequentemente converter em Leads. Com a identificação dos padrões de comportamento, necessidades e dores é possível criar conteúdo que vai atrair sua persona para o site. Quanto mais conhecermos os hábitos de consumo, preferencias, interesses e dúvidas, melhor será a oferta de atração, com maior segurança para direcionar os investimentos e ações certas nos canais de comunicação.

Como criar minha Persona?

O primeiro passo para criar sua persona é a identificação, não podemos utilizar apenas a imaginação. Dessa forma, uma pesquisa bem elaborada com as perguntas certas será essencial para coletar dados tanto qualitativos quanto quantitativos, que irão auxiliar na definição da imagem da persona que buscamos. Podemos usar diferentes técnicas para levantar estes dados, deixo como exemplo: pesquisa com clientes atuais e entrevistas com times de vendas e SAC ; Fazer as perguntas certas irá ajudar entender e atender melhor o cliente.  As perguntas podem ser realizadas com o objetivo de esclarecer informações como:
  • Informações Demográficas: Quem é a sua persona? Gênero, estado civil, renda mensal, localização, idade, filhos etc.
  • Objetivos: Quais os objetivos? Como ganha seu Bônus?
  • Pontos Fracos: Quais as dificuldades você enfrenta para atingir suas metas?
  • Fatores de Sucesso: O que a persona espera de você? Solução, atendimento, experiência…
  • Informações de Busca: Como busca por conteúdo? Quais canais usa para se manter informada?
  • Mercado: Que mercado atuam? Que cargo ocupam?
  • Barreiras Impedimento: O que impede a persona de escolher por você? Como evitar, o que oferecer…
  • Fatores de Decisão: Qual será o critério de decisão? Diferencial, soluções, comparações…
  • Processo de Compra: Qual é o processo de compra? Qual o papel no processo?
Após a coleta das informações da pesquisa é hora de avaliar os dados e analisar se eles possuem um padrão ou tendência. Existindo mais de um padrão, talvez seja viável criar mais de uma persona. Com os dados analisados o próximo passo é definir o perfil da persona. No perfil identificamos a persona com Nome, Imagem e os dados coletados, como por exemplo idade, localização, nível social, cargo, renda e todas as informações consideradas importantes. Pesquisa realizada, dados analisados e perfil definido. Hora de criar a sua persona! Utilize nosso Card para começar a desenhar. Clique para abrir em um tamanho grande e aproveite.