Digital Marketing Maturity Model

Qual o nível de maturidade digital da infraestrutura de sua marca?

Já falamos bastante por aqui da importância de buscar um status de maturidade digital para atingir a liderança em um futuro próximo, mas você pode estar se perguntando: afinal de contas, em que nível de maturidade minha marca se encontra?

É por isso que no post de hoje, traçaremos um panorama sobre os diferentes níveis técnicos de maturidade digital encontrados nas marcas brasileiras.

Confira e localize a sua neste panorama, assim como atente para insights preciosos para avaliar os parâmetros técnicos da evolução da maturidade de sua marca!

Nível 1: você está na web de alguma forma

É isso mesmo…o primeiro nível da transformação necessária para se atingir um status de maturidade digital em sua infraestrutura é estar presente na internet. Esta etapa pode soar besta para muitos de nossos leitores, mas infelizmente ainda é algo consonante com a realidade brasileira.

Dados da ABRANET (Associação Brasileira de Internet) mostram que apenas 30% das empresas brasileiras usam a internet para aumentar sua competitividade. Pois bem, se você está na internet, o primeiro passo rumo à maturidade foi feito. Busque os próximos!

Nível 2: você tem um site mobile

Se o primeiro critério de avaliação serve como uma pedra fundamental na tomada das decisões técnicas necessárias para se atingir a maturidade digital, o segundo já separa os principiantes dos iniciados. Trata-se de ter um site mobile, ou seja, a capacidade de oferecer uma ótima performance a usuários que acessam seu site via dispositivos móveis.

Nas palavras de Sérgio Larentis, VP Marketing Engeneering da Math Marketing: “por que definimos algo tão básico como “nível 1? Ora, qualquer marca avaliada vai estar o menos neste primeiro nível. Porém, boa parte ainda não atingiu o nível 2”.

Os números falam por si sobre a relevância do mobile no mercado brasileiro. De acordo com um levantamento do IBGE, em 2016, os celulares com acesso à internet eram usados em 60,3% dos domicílios brasileiros, em 2017, passaram a 69% deles. Trata-se de um aumento bruto de 6,3 milhões.

Agora imagine o quanto isso não impacta o seu mercado e, pior, como empresas que sequer atingiram o primeiro nível de maturidade digital são prejudicadas pelo seu próprio posicionamento. Em outras palavras: um site mobile é muito mais que pura questão de SEO (o que já seria muito importante), é também um posicionamento para o futuro!

Nível 3: seu site tem uma boa performance

A importância desta etapa técnica se revela tanto em termos de performance em vendas quanto em SEO, já que sites com boa UX são premiados tanto pelo Google, como também pelo próprio consumidor.

Ora, é lógico que consumidores vão preferir um site de boa navegação a um com diversos bugs e interação pouco intuitiva. Ou seja, às vezes, não pensar em UX pode levar consumidores direto para seus concorrentes.

“Cada segundo que passa é um montão de acessos que você perde. É importante assegurar de que seu site está constantemente rápido. De nada adianta um site ótimo quando recebe mil acessos, mas muito lento quando recebe 1,5 mil”, explica Sérgio.

Então, busque sempre maneiras de testar seu site em termos de velocidade. E  ste passo garantem que os consumidores estarão satisfeitos com sua plataforma e, assim, você estará bastante adiantado em termos de maturidade digital.

Nível 4: seu site segue todas as boas práticas

Após todas as etapas citadas anteriormente, o que vem? Mais inúmeras etapas. Existem numerosas demandas consideradas “boas práticas” para que seu site seja otimizado para o usuário e para os mecanismos de busca (o Google, majoritariamente).

As regras de boas práticas podem variar em nível e grau de complexidade, por exemplo, é essencial que as imagens usadas estejam compactadas, afinal, figuras muito grandes podem tornar o processo de carregamento de páginas “pesado”. Ao mesmo tempo, é necessário que o JavaScript esteja bem configurado para que as operações funcionem no browser do usuário. Simultaneamente, é importante conferir ao usuário a segurança necessária durante a navegação.

O fato de envolver tantas atividades simultâneas é justamente o que torna esta etapa tão desafiadora. É difícil manter esforços em todos os fatores envolvidos, e é por isso que, ao cumprir com esse requisito, sua marca mostra estar adiantada em relação às suas competidoras na busca pela maturidade digital.

“Seu conteúdo pode estar ótimo, mas o Google não vai privilegiar sua marca em uma busca se seu site não segue as boas práticas”, explica Marcel Ghiraldini, VP Growth & Strategy da Math.

Nível 5: sua marca realiza uma análise de dados completa

Como viemos falando por aqui, coletar dados não é o bastante, é preciso saber minerar. Do grande volume de dados de diferentes origens coletados diariamente, podemos receber informações preciosas para a tomada de decisões voltadas a resultados. Obtendo uma vantagem valiosa em relação a nossos concorrentes com um posicionamento preditivo.

Como explica Sérgio Larentis, ao obter um nível avançado de maturidade em coleta e análise de dados, realizando um monitoramento completo de dados de infraestrutura – como consumo de rede e consumo de memória -, e cruzando estes a dados de performance e dados de conversão e efetuação de negócios, sua marca tem acesso a informações preciosas que permitem a tomada de decisões e o desenvolvimento de novas estratégias.

Por exemplo, tendo uma visão cronológica de dados de diferentes origens, você pode captar os motivos de anomalias que prejudicaram seu nível de vendas (um problema na rede, por exemplo), associando-a a todas as atividades postas em prática no período.

Esta capacidade de tomada em decisões via analytics é hoje a etapa final de um processo de transformação com objetivo de atingir a maturidade digital. Quem reunir esforços para atingir este patamar um quanto antes certamente será figura líder em um futuro próximo! E então, que tal conhecer nosso método educativo, o Digital Marketing Maturity Model? Acesse já!
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