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Entender a jornada de compra do cliente é essencial para os negócios

A jornada de compra do cliente evoluiu e as empresas precisam entender como se dá esse processo. Hoje, as pessoas consomem muitas informações sobre o produto ou serviço e isso muda o contexto da informação do item e impacta na decisão de compra. 

De acordo com pesquisas realizadas, no segmento de viagem, as pessoas consultam cerca de 10 fontes de informação antes de entrar em um agência e fechar. Ou seja, como se posicionar diante de tantas opções e caminhos que o seu cliente ideal pode percorrer? É preciso estar presente em todas as etapas da jornada. 

Jornada do consumidor mudou

 
O processo de compra dos dias atuais em relação à década de 1950 é extremamente diferente, antigamente o cliente apenas recebia o estímulo (fácil de identificar qual), comprava e levava para casa. Hoje, ele pesquisa, é impactado pelo retargeting, blog, redes sociais e inúmeras outras. 

Diante de tudo isso, as marcas precisam avaliar os investimentos e entender quais são os pontos que geram a conversão de compra. É essencial para os CIOs saberem que ao minerar o dado, com cruzamento de informações, vai gerar riqueza para as corporações. Sobretudo para definir onde fazer investimentos de maneira assertiva. 

O novo cenário apresenta três grandes desafios para as empresas:

 

1º desafio: segurança de dados (Cybersecurity)

 

O primeiro desafio do acompanhamento de uma jornada de compra é segurança. Não dá para trabalhar sem nuvem e parceiros para suportarem a operação, por exemplo, e é necessário ter a garantia da segurança das informações que circulam em diferentes plataformas.

2º desafio: LGPD – propriedade de dados

 

O segundo desafio é a propriedade dos dados da experiência do cliente, afinal, além de evitar vazamentos, por conta da Lei Geral de Proteção aos Dados, hoje o dono do dado é a pessoa.

Falamos um pouco sobre como o Marketing de conteúdo pode ser um dos principais caminhos a se seguir com a LGPD a seu favor nesse post aqui: Ter um modelo de conteúdo é essencial para conquistar leitores na LGPD

3º desafio: Maturidade digital

 

E por fim, o terceiro desafio de uma jornada de compra é a orquestração de diferentes serviços e parceiros. Escolher a melhor tecnologia para seu negócio e ser estratégico em suas ações. 

Nós já citamos por aqui (nesse post) sobre a experiência Omnichannel, que faz com que o cliente esteja sempre em primeiro plano independente de qual seja a plataforma ou o conteúdo que ele interaja. Vale a pena o Clique!

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