Entender a jornada de compra do cliente é essencial para os negócios

A jornada de compra do cliente evoluiu e as empresas precisam entender como se dá esse processo. Hoje, as pessoas consomem muitas informações sobre o produto ou serviço e isso muda o contexto da informação do item e impacta na decisão de compra. “De acordo com pesquisas realizadas, no segmento de viagem, as pessoas consultam cerca de 10 fontes de informação antes de entrar em um agência e fechar”, explicou o VP e co-fundador da Math Marketing, Marcel Ghiraldini, durante bate-papo no IT Forum X.

Jornada de compra mudou

Marcel comparou o processo de compra dos dias atuais em relação à década de 1950, quando o cliente apenas recebia o estímulo, comprava e levava para casa. Hoje, ele pesquisa, é impactado pelo retargeting, blog, redes sociais e inúmeras outras. Diante de tudo isso, as marcas precisam avaliar os investimentos e entender quais são os pontos que geram a conversão de compra.

“É essencial para os CIOs saberem que ao minerar o dado, com cruzamento de informações, vai gerar riqueza para as corporações. Sobretudo para definir onde fazer investimentos de maneira assertiva”, explica Marcel. De acordo com ele, o novo cenário apresenta três desafios para as empresas:

1º desafio: segurança de dados

O primeiro desafio do acompanhamento de uma jornada de compra é segurança. “Não dá para trabalhar sem nuvem e parceiros para suportarem a operação, por exemplo, e é necessário ter a garantia da segurança das informações que circulam em diferentes plataformas”.

2º desafio: LGPD – propriedade de dados

De acordo com Marcel, o segundo desafio é a propriedade dos dados da experiência do cliente, afinal, além de evitar vazamentos, por conta da Lei Geral de Proteção aos Dados, hoje o dono do dado é a pessoa.

3º desafio: Maturidade digital

E por fim, o terceiro desafio acompanhamento de uma jornada de compra é a orquestração de diferentes serviços e parceiros. “Por isso, é essencial que as marcas contem com a ajuda de um Índice de Maturidade Digital”, comenta Marcel.

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