Evento desmistifica o marketing de performance

A Math Marketing reuniu no último dia 15 de maio, na IBM, em São Paulo, um grupo de profissionais do marketing de grandes empresas dos setores financeiro, farmacêutico, químico e tecnológico para mais uma edição do Café Inteligente.

O encontro tem como objetivo promover a troca de ideias sobre temas relacionados a marketing digital e, desta vez, os participantes discutiram performance em mídia e qual a efetividade dela para o negócio.

Marketing de performance

A mesa de discussão foi conduzida por Marcel Ghiraldini, Ghiraldini, VP Growth & Strategy da Math Marketing, que iniciou a conversa apresentando a definição do Interactive Advertising Bureau (IAB) que relaciona performance de marketing a resultados de campanhas de publicidade.

Considerando esta premissa, os participantes falaram sobre os KPIs que levam em consideração quando colocar uma campanha no mercado.

E, apesar das características distintas de cada empresa presente, todos concordaram que apenas a campanha não é suficiente para garantir performance.

No caso de uma empresa que atua com investimento, por exemplo, ela não é contabilizada apenas pela conta ativa. Enquanto que na farmacêutica, para atingir o melhor desempenho é considerado também visitas aos clientes.

Mensuração de performance

Ao serem provocados sobre como é feita a mensuração da performance, ficou claro que métricas são importantes e que nem sempre os KPI expressam as informações corretamente. Ficou explícito que é preciso entender os indicadores e saber quais são os fatores que os tornam relevantes.

“Os indicadores são dados e ao serem analisados podem indicar uma tendência ou até direcionar a equipe para uma tomada de decisão”, explica Marcel.

Para Éber Gustavo Gonçalves da Silva, Watson Marketing Leader, as empresas precisam converter e reter as pessoas, saber a experiência do cliente e o que ele está fazendo no meio digital.

“Não existe tecnologia no mundo que vai ter dar informação se você não souber fazer a pergunta correta e de forma coerente. Em marketing digital não há mais espaço para achismo”, avalia ele.

Ao avaliarem quem são as pessoas que compõem os times de marketing da maioria das empresas, os presentes descreveram as equipes como uma comunidade multidisciplinar e capaz de atuar em conjunto para um único fim, trazer resultados efetivos.

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