Que o marketing digital mudou a forma como as empresas prospectam clientes não é uma novidade, concorda? Afinal, são diversos os canais que a internet proporciona para que as campanhas sejam disseminadas.

Mas, você já parou para pensar QUAL a principal mídia que impacta na jornada de compra do seu consumidor? Dessa forma, se você perceber que muitos usuários acessam o seu site por meio do Facebook, mas quase nenhum pelo LinkedIn, por exemplo, pode potencializar a estratégia na principal mídia social com foco no seu público alvo.

Porém, muitos gestores de marketing ainda têm dúvidas sobre esses processos. Foi pensando nisso que desenvolvemos uma FAQ, que esclarecerá questões para que você entenda os impactos da suas ações nas diferentes mídias sociais e saiba qual é o modelo de atribuição que se encaixa perfeitamente no seu produto

Siga conosco, acompanhe nossas dicas e faça o download da FAQ!

1. Quanto das ações de marketing digital impactam no resultado final das minhas vendas?

Para essa pergunta não existe uma resposta única, uma vez que os casos variam de acordo com o modelo de atribuição desenvolvido para uma campanha de marketing digital.

Ao utilizar ferramentas como o Google Analytics você terá relatórios completos que mostram o quanto cada ação está impactando no resultado final das vendas. No entanto, apenas observar os números não adianta!

É necessário agir de forma estratégica e com muita expertise, tendo os dados como base para consideração da solução e tomadas de decisões.

2. Qual é o custo de aquisição de cada cliente (CAC)?

Para saber qual é o custo de aquisição de cada cliente em uma estratégia de marketing digital, você pode utilizar uma métrica conhecida como CAC (custo de aquisição de clientes).

Para realizar esse cálculo é preciso ter um controle prévio das vendas e o número de clientes oriundos de cada mídia trabalhada em seu modelo de atribuição. O olhar clínico de um especialista em marketing digital poderá fazer com que esses números sejam encontrados com mais facilidade.

3. Como saber qual mídia funciona melhor para o meu negócio?

No marketing digital não existe uma “receita de bolo”, ou seja, não é possível afirmar que anunciar em tal mídia trará resultado de vendas imediato para uma empresa. Tudo é muito variável, de acordo com o perfil de público de cada negócio.

Além disso, as mídias mudam constantemente. Novas redes sociais surgem, enquanto outras caem em desuso, por exemplo. Por esse motivo, o monitoramento dos resultados, por meio de métricas, deve ser constante.

Logo, a resposta para essa pergunta varia de acordo com o seu nicho de negócio e o atual momento de cada uma das mídias. Com um acompanhamento profissional, você terá a certeza de que esses estudos estão sendo realizados constantemente e as estratégias serão sempre direcionadas para o que dá um melhor resultado.

4. Como avaliar as metas da minha estratégia de marketing digital?

Não existe marketing digital sem metas! Tudo que for feito precisa ter um objetivo numérico, um índice a ser alcançado para configurar o sucesso ou não de uma campanha. E, para avaliar tais resultados, é preciso ficar de olho nos indicadores de desempenho.

Se você pratica uma estratégia de marketing de conteúdo e percebe que poucos resultados são obtidos, é sinal de que algo está errado e precisa ser melhorado. Talvez seja a forma como os textos são elaborados, talvez seja o design do seu blog, talvez seja a escolha da palavra-chave etc. É importante revisa-la e verificar o que está impedindo o momento de decisão de compra de seu lead. 

Podemos dizer, portanto, que não basta olhar o número e verificar se a meta foi cumprida ou não, mas sim analisar todo o cenário e o caminho traçado para que esse indicador se torne uma realidade. O trabalho deve ser feito diariamente!

5. Como saber se o modelo de atribuição utilizado é eficiente?

O modelo de atribuição eficiente é aquele que é estatístico e interativo, para que assim possam gerar resultados eficientes para as empresas. É por isso que você necessita do apoio de quem entende do assunto.

Agora que você já sabe os principais requisitos para escolher o principal modelo de atribuição, acesse já nosso e-book e tire suas dúvidas para otimizar a taxa de conversão do seu negócio.