Como o novo perfil do Google afeta os ads e o analytics de sua marca

Há alguns dias atrás, o Google realizou a edição de 2018 do Google Marketing Live. Na ocasião, divulgou uma série de novidades para a criação de novas marcas e plataformas para compra e venda de mídia.  

fizemos um panorama completo do evento. Entretanto, uma questão ficou no ar: afinal de contas, como essas novidades afetarão a maturidade digital da realização de suas campanhas no Google? Para responder a isso, recorremos à experiência de nossos profissionais da área para ajudar a entender este novo contexto.  

Google Ads e Google Marketing Platform – soluções integradas  

O que mais chamou atenção no evento foi que o Google oficializou a reformulação de seus serviços de publicidade digital em duas plataformas, veja como ficou: 

  • Google AdWords agora atende por Google Ads. 
  • Google Analytics 360º + Google DoubleClick foram unificados em uma solução só, o Google Marketing Platform. 

De acordo com Felipe Vargas, Cientista de dados da Math Marketing, trata-se de uma medida de centralização e simplificação de processos. 

Essa centralização obedece a uma tendência bem forte de dispositivos e ferramentas em geral que é concentrar todas funções possíveis, permitindo que o usuário centralize operações em uma só plataforma, isso colabora não só com a criação de campanha como com a coleta e análise posterior de dados”, explica Vargas. 

Machine learning proporciona novas perspectivas para campanhas, mas exige atenção 

Estes novos parâmetros do Google deixam claro o perfil de constante evolução – motivado pelo machine-learning – dos formatos de realização e distribuição de anúncios do mecanismo de busca de acordo com as demandas que o mercado e a tecnologia impõem, além, é claro, das preferências dos próprios usuários.  

A evolução do machine-learning tornou mais complexa a dinâmica de PageRank. Agora, não importa estar em primeiro lugar para o público errado. Além de uma boa colocação na SERP, as marcas devem buscar atingir os consumidores desejados”, comenta Vargas. 

Ou seja, não basta estar em primeiro lugar na busca, tem que estar em primeiro lugar para o público certo.  

“Nesse contexto, certamente é muito importante estar em dia com o grande crescimento dos acessos e interações via mobile para garantir uma boa maturidade. Se não, pode ter certeza que ao menos um de seus concorrentes irá investir nisso e ganhar bastante vantagem”, complementa o cientista de dados. 

Situação também influencia processos de Analytics 

O novo perfil das plataformas de ads do Google não têm efeitos apenas sobre a realização de anúncios, mas também sobre a coleta e análise de dados sobre eles. De acordo com Bruno Prolo, Coordenador de Operações da Math Marketing, tem como efeito a centralização dessas operações: 

Este tipo de incorporação de um importante player de mercado é acompanhado de diversas features que possibilitam uma visão integrada das ações digitais em plataforma única. Para a área de Analytics das empresas, na prática, significa aproveitar melhor o tempo gasto em análises ao invés do esforço de compilar dados de diferentes plataformas” afirma Prolo. 

Estas são algumas das formas como este novo panorama do Google para marketing e anúncios influenciará nesta etapa da maturidade digital. Precisa de um guia completo para esta jornada? Conheça nosso modelo, o Digital Marketing Maturity Model. 
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