Highlights do Google Marketing Live 2018, de grandes novidades

Sabe quando alguém faz alguma pergunta e você responde: “pergunte ao Google”? Os projetos envolvendo Machine Learning na empresa acabaram de levar essa conversa para um outro patamar.

Durante a última edição do Google Marketing Live, evento anual onde a companhia apresenta suas novidades ao mercado, o VP de Ads e Commerce, Sridhar Ramaswamy, divulgou as mudanças relacionadas à criação de novas marcas e plataformas para compra e venda de mídia.

Google Ads

O Google Adwords passou por uma repaginada e agora atende por Google Ads. Daqui para a frente, o Google Marketing Platform (Google Analytics 360 + DoubleClick Digital Marketing) concentrará a parte de mídia (ads) junto com o Google Analytics 360 suite, centralizando todas as ferramentas em apenas um só lugar.

De acordo com o que foi apresentado no Google Marketing Live, a palavra de ordem é gerar relevância para maximizar resultados. A partir da plataforma Search, os anúncios estão otimizados pensando principalmente no mobile, com os algoritmos focados em anúncios responsivos (mobile first).

O processo de criação e testes dos anúncios também foi simplificado para gerar resultados mais consistentes. A partir do Machine Learning, o Google cria diferentes combinações com base nos textos fornecidos e afirma que essa nova prática atrai 15% mais clicks para os seus anúncios de search do que no modelo anterior, que dependia de otimização manual.

Campanhas Smart

Mas não foi só isso, o Google Marketing Live ainda mostrou como as pequenas empresas são relevantes e criou o modelo de campanhas smart, justamente para explorar esse nicho. A ideia é que graças ao Machine Learning os microempreendedores tenham mais tempo para focar em seus negócios, algo raro na vida desses profissionais.

Campanhas Smart Shopping

Outra novidade bastante interessante do Google Marketing Live foi a criação de um modelo de campanhas com integração frente a plataformas de e-commerce. Com esse formato é possível criar novas metas para o negócio, além de criar campanhas locais.

O Machine Learning desempenha um papel importante na hora de escolher os melhores canais para o seu negócio, além de contar com a inteligência da plataforma nos leilões e apresentar uma maior integração com o Shopify.

Programa Grow With Google

Essas mudanças nas plataformas do Google demonstram como os profissionais de Marketing Digital precisam estar atentos. A velocidade com a qual o mercado muda as regras do jogo e continua melhorando em busca de insights cada vez mais profundos, é uma realidade na vida dos especialistas no setor.

Foi pensando justamente nisso que a empresa lançou o “Grow With Google”. Um programa de capacitação com foco em donos de pequenos empreendimentos. Essa iniciativa ressalta a importância de continuar estudando com o objetivo de tornar as ferramentas tão dinâmicas quanto o cotidiano desses profissionais.

Maior relevância e performance no YouTube

No passado, as campanhas de vídeo no YouTube ajudavam o seu negócio na hora de otimizar os anúncios desse formato a partir do número de views e impressões. Agora, graças ao Machine Learning, as campanhas de vídeo ajudam a encontrar um novo público que esteja inclinado a considerar a sua marca após ter contato com algum conteúdo nesse formato.

A estratégia de “Smart Bidding” ajusta os lances do leilão automaticamente com o objetivo de aumentar o impacto do conteúdo e a percepção da sua marca durante a jornada de compra do consumidor.

São muitas mudanças, mas todas elas comprovam o compromisso do Google na hora de planejar, medir e otimizar a compra de mídia digital. Continue acompanhando o Blog Marketing Analítico e fique por dentro das mudanças que entrarão em voga no segundo semestre de 2018.

 

Sem comentários

Deixe seu comentário

Quer saber se sua empresa tem maturidade digital para competir?

SOLICITE SUA AVALIAÇÃO AGORA!