Guia prático para gerar leads através das redes sociais

É comum que as empresas modernas encontrem um impasse em seus itinerários de atividades. Afinal de contas, como alinhar as atividades de gestão de redes sociais ao projeto de geração de demanda posto em prática por uma equipe de marketing?

Atualmente, praticamente todo mundo participa de alguma rede social ou outra. Segundo dados revelados pelo Facebook, a rede social conta com cerca de 1,48 bilhões de usuários e é acessado diariamente por 1 bi de pessoas! O Twitter, por sua vez, gira em torno de 310 milhões de pessoas.

Ou seja, é muita gente utilizando esses serviços todos os dias. E estas pessoas não estão ali apenas para interagirem entre si, elas também estão interessadas em produtos e serviços que possam suprir suas necessidades.

Acompanhar as atividades em mídias sociais através de um ponto de vista adequado a uma estratégia de geração de demandas é um desafio para muitas organizações. Mas, calma, há um caminho a se seguir. Ora, as redes sociais são uma ferramenta formidável para identificar leads qualificados (lead scoring).

Formas tradicionais de lead scoring avaliam apenas o comportamento de prospects que já estão na jornada de compra. Através das redes sociais, você pode ampliar o rastreamento dos dados comportamentais de um lead assim que ele expressa interesse no seu produto. Ou seja, as redes sociais são uma ferramenta formidável na coleta e análise de dados para geração de demandas.

Lead scoring > análise de dados > geração de demandas

Dados em tempo real

Através das redes sociais você pode avaliar o comportamento dos usuários ao mesmo tempo em que eles interagem com seu conteúdo. Pegue o Twitter, por exemplo. A plataforma oferece diversas opções diferenciadas de interação com conteúdo, cada uma com seu caráter e valor individual. A rede social oferece dados claros e diretos de níveis diversificados de engajamento por parte dos usuários, em um contexto SEO, a hierarquia de ações fica mais ou menos assim:

Reply público > Resposta em DM > Follow > Clique > Keyword

Além de ações explicitas com as quais os usuários demonstram interesse em tempo real, outros comportamentos em redes sociais podem prover informações aperfeiçoadas sobre o posicionamento de seus leads. O comportamento do usuário deve ser rastreado a médio e longo prazo através de suas interações com sua página.

Lembre-se: quem segue e interage com sua conta, o faz por estar em um nível avançado de interesse em seu produto/serviço. Mesmo os seguidores das páginas de seus competidores, em algum momento, podem acabar despertando interesse por sua página. Dê atenção redobrada a estes leads.

Informações valiosas

Ao contrário de leads obtidos através de meios tradicionais normalmente vêm com informações limitadas: nome e e-mail. Novas características do usuário devem ser descobertas por meio de ações de qualificação.

Nas redes sociais, os leads já vêm com informações preciosíssimas disponíveis em seus profiles públicos: profissão, empresa na qual trabalha, idade, local onde mora, entre outras. Muitos usuários costumam atualizar suas páginas diariamente com matérias que refletem seus gostos e opiniões pessoais.

Importante: são informações que seus seguidores escolheram compartilhar! Fique de olho neles.

Foco em resultados

Agora que você já rastreou os dados necessários para a qualificação de seu lead, é hora de pôr em prática as ações necessárias para geração de demandas. Conheça algumas estratégias que podem te ajudar nessa jornada!

  • Rastreamento rápido de comportamento. Mantenha-se atento à forma como os usuários interagem com seu perfil. Seguidores engajados merecem atenção especial.
  • Forneça material qualificado e de interesse de seus seguidores. Suas postagens ajudarão a definir o nível de interesse dos usuários, selecione-as bem e publique-as estrategicamente.
  • Trabalhe próximo à equipe de vendas. Quando um seguidor for proativo na participação em alguma ação posta em prática através de redes sociais, não perca tempo, é hora de ativar os vendedores para entrar em contato com ele através dos mecanismos personalizados oferecidos pelas plataformas de social media.

Estas são algumas sugestões para você aprimorar seu tratamento de leads em redes sociais. Quer saber mais? Fale com a gente!

Sem comentários

Deixe seu comentário

Quer saber se sua empresa tem maturidade digital para competir?

SOLICITE SUA AVALIAÇÃO AGORA!