Ao perguntar para alguém se ela conhece algo sobre Inbound Marketing, você já deve ter escutado respostas como: – Sim, é basicamente um tipo de SEO. ou – Claro, é sobre marketing de conteúdo, landing pages e automatização de marketing.

É claro que tudo isto faz parte dos mecanismos que compõem o Inbound, mas muita gente parece não perceber o aspecto mais importante do Inbound Marketing, e o porquê desta metodologia estar conquistando cada vez mais o mercado por meio de seus resultados expressivos.

Conteúdo Relevante

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O que é um conteúdo relevante para o leitor? Podemos começar dizendo que é um conteúdo bem escrito e útil para ele. Também, que é o conteúdo que vai viralizar porque os usuários gostaram muito dele. Sim, mas são definições ainda muito vagas. Quer ver uma definição matadora e que vai ajudar muito na hora de compor seu material? Veja:

– Ofereça de graça algo que normalmente seria cobrado –

Ao escrever tenha sempre em mente esta definição, deste modo você vai ter a certeza de estar incorporando o principal motivo que faz um usuário deixar seus contatos em troca de um download. Esta lógica pode (e deve!) ser incorporada seja qual for o conteúdo oferecido, como podcasts, vídeos entre outros. Mas apenas esta ideia não será o suficiente, claro. Jamais esqueça as demais regras de atratividade (veja mais no nosso post “5 passos para fazer um site focado no cliente”), como o uso de imagens, títulos fortes, infográficos, direcionamento correto etc. Use a definição como o cerne principal do seu conteúdo.

Usando uma analogia à construção, ela será o alicerce, as vigas que vão sustentar todo seu argumento, e construa o restante da maneira que melhor convém, dando a cara da sua marca ao conteúdo. Assim, você terá a certeza que a obra não vai desabar ou ter problemas sérios que comprometam a estrutura.

A metodologia de Inbound Marketing realmente vai ajudar meu negócio?

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A resposta está no relato do especialista do HubSpot, Arjun Moorthy. Ele conta que no contato direto com agências de marketing, percebeu que a maior dificuldade era justificar o aumento de margens e preços, principalmente pela visão que os clientes tinham de que todas agências eram iguais. Ora, aí está a lacuna para usar conteúdo relevante e atrair os holofotes para sua marca. Então que tal investir em Inbound Marketing e decolar este ano?

Como o próprio Moorthy destaca: “Para a maioria das empresas em crescimento, usar 20% a mais nos custos de marketing para atingir a meta de crescimento, é melhor do que economizar 20% e não atingir a meta”.

Aproveite para conferir outros dados estatísticos e informações sobre o cenário de marketing de conteúdo, no nosso infográfico Guia de Marketing B2B.