5 formas como a Internet das Coisas (IoT) irá afetar seu SEO e Marketing Digital

Em nosso último post sobre tecnologia, falamos sobre como a Internet das Coisas (IoT) deve ganhar espaço no marketing e SEO em 2018. Porém, por se tratar de um tema que realmente ganhará força e terá efeitos imediatos sobre as ações de marcas inovadoras, resolvemos aprofundar neste assunto.  

Através da Internet das Coisas, consumidores terão acesso a versões inteligentes de seus dispositivos convencionais, como eletrodomésticos e aparelhos. Todos “centralizados” em uma rede e acessíveis via mobile. Isso revolucionará a forma como lidamos com nossas residências, mas também com nossos negócios. E não será diferente com nosso marketing. 

Neste post, elencamos cinco formas como o seu marketing e seu SEO serão afetados pela IoT. Confira!

1. Buscas por voz devem ganhar (ainda mais) adesão 

Não é novidade que as buscas por voz ganham cada vez mais adesão. Ao invés de usar apenas uma ou duas palavras selecionadas, usuários consultam palavras-chave intrincadas com o objetivo de encontrarem os melhores resultados.  

Isso se deve ao desenvolvimento de assistentes digitais que captam, interpretam e respondem a voz humana. Ao que a tecnologia IoT torna-se mais comum em lares e empresas, buscas via teclado podem reduzir drasticamente, devices como Alexa, Siri e Google Home já estão ocupando este nicho. Ao que os usuários forem progressivamente cedendo a este método, buscas por palavras-chave vão praticamente desaparecer, dando lugar à oralidade. 

2. Acessos orgânicos devem mudar de perfil, mas não irão diminuir 

Este novo tipo de engajamento focado na oratória deve transformar o perfil dos acessos orgânicos dos websites. Usuários irão cada vez mais utilizar-se de tecnologias IoT para funções cotidianas, como pesquisar receitas ou encomendar produtos em falta na despensa. Trata-se de uma mudança de panorama: ao invés de otimizar seu conteúdo para mecanismos de busca como conhecemos, você o otimizará para ser encontrado em buscas via IoT. 

3. SERP deve mudar (ou deixar de existir) 

A SERP (Search Engine Results Page – ou seja, Página de Resultados dos Mecanismos de Busca) como conhecemos está com os dias contados. Com a popularização da IoT, ela deve ser dramaticamente reconfigurada ou mesmo deixar de existir, já que o Google e outros mecanismos de busca irão certamente buscar formas de se adaptarem ao novo formato integrado de experiência online.  

Talvez não seja mais necessário para usuários buscarem por websites específicos, ou mesmo visitarem websites. Algumas pesquisas específicas, como por um produto de interesse, podem ser acessadas diretamente através de soluções como o Google Knowledge Graph e outros assistentes digitais. 

4. A otimização segue focada no Google, mas com novos parâmetros 

O Google deve seguir como figura dominante no que diz respeito a SEO. Trata-se de uma gigante da tecnologia que está em dia com as novas tendências, e não é diferente com a IoT.  

Entretanto, a partir da consolidação da Internet da Coisas, a abordagem de sua equipe de marketing digital deverá mudar.   

É essencial tentar entender como as pessoas buscarão informações via IoT: buscando vídeos, produtos e informações em um novo formato. Sua equipe de marketing digital precisa se adaptar para um novo mundo de possibilidades! 

5. Usuários buscarão conteúdo personalizado! 

Tudo o que diz respeito ao acesso à internet, de buscas online a experiências em redes sociais, está evoluindo para um perfil mas personalizado. As pessoas querem experiências individualizadas, e não uma experiência de “produção em massa” para adquirirem informação. Com a IoT, a personalização ganhará importância. Sistemas integrados permitiram a coleta de dados do histórico de busca dos usuários, que pratos ele pede, quais seus hábitos como motorista, seus horários, e muito mais. O potencial de personalização que estes dados permitem ainda é incalculável, mas é certo que isso afetará o seu SEO e marketing digital. 

Estas são cinco hipóteses sobre como a IoT irá afetar seu marketing digital e SEO. Para ficar ligado em outras tendências de SEO, baixe agora nosso ebook 200 fatores que afetam o PageRank do Google e faça seu site ir às alturas! 

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