Marketing + estatística: por quê investir AGORA na dupla

Já falamos mais de uma vez sobre a importância do uso da ciência e análise de dados nos setores de marketing (principalmente ações de marketing analítico).

Então, vamos começar este post em um formato diferente. Ao invés do tradicional parágrafo introdutório, iremos direto ao ponto: duas grandes qualidades do “casamento” entre marketing e estatística!

  • Abrange processos e tecnologias de mensuração de performance que possibilitam aos diretores de marketing uma avaliação sofisticada do sucesso de suas iniciativas. Com métricas como ROI, atribuição e efetividade, proporciona relatórios completos de performance de programas de marketing.
  • Reúne dados de todos os canais de marketing e os consolida em uma plataforma única. Proporcionando uma assistência valiosa para planejamento.
 

Não tome decisões com base em dados isolados.

 

Ao longo dos anos, enquanto negócios expandiam-se em novas categorias de marketing, novas tecnologias eram adotadas para prestar suporte. Por serem tipicamente aplicadas isoladamente, seus resultados eram apresentados isoladamente entre si.

Consequentemente, diretores de marketing passaram a tomar decisões baseados em dados pontuais, a “ponta do iceberg”, sem levar em conta todo o volume de dados por trás do resultado isolado em questão.

Afinal, um recorte não contextualizado de uma situação tem pouca ou nenhuma efetividade ao proporcionar diagnósticos especializados. O marketing vinculado à estatística, por outro lado, considera todos os esforços em canais diversificados e intervalos de tempo, permitindo decisões sólidas para execução de projetos.

O que você ganha ao aplicar conhecimentos estatísticos ao seu projeto de marketing?

 

Unindo marketing e estatística, você obtém respostas para perguntas importantes como:

  • Como está a performance de minhas iniciativas de marketing hoje? E quanto a resultados a longo prazo? Como posso melhorá-las?
  • Como as atividades postas em prática pela minha equipe de marketing se comparam com as de meus competidores? Onde eles estão investindo tempo e dinheiro? Que canais utilizados por eles eu estou ignorando?
  • Qual é o próximo passo? Meus recursos estão sendo investidos no lugar certo? Estou dedicando tempo e dinheiro aos canais de maior sucesso? Como priorizar investimentos no próximo ano?
 

Marketing e estatística: três passos para o sucesso

 

Para gerar os melhores resultados com base na ciência de dados, siga estes três passos detalhados abaixo:

1 – Use uma seleção versátil de técnicas analíticas

Para atingir o máximo potencial, sua estratégia de marketing e estatística deve combinar técnicas distintas para:

Relatórios de ações passadas: criando relatórios de ações passadas você pode entender que elementos das campanhas geraram maior retorno.

Análise da situação presente: determine como suas iniciativas estão gerando resultados no presente momento.

Prever e influenciar o futuro: previsões acertadas baseadas em dados ricos para traçar ações futuras.

2 – Avalie sua capacidade analítica e preencha pontos cegos

Organizações têm acesso a um extenso leque de capacidades analíticas para dar suporte a objetivos de marketing, porém, a grande maioria possui pontos cegos. Preencher esses vazios de sua plataforma analytics é um passo importante. 

Por isso, é muito importante contar com cientistas de dados em seu time ou contratar alguma consultoria de marketing especializada em dados para obter eficiência e resultados positivos. Invista!

Outro ponto, responda à pergunta “aonde eu me encontro no espectro analítico atualmente?”, identifique pontos vulneráveis e comece a desenvolver uma estratégia de preenchimento baseado nos apontamentos surgidos daí.

3 – Aja de acordo com o que você aprendeu

Os dados coletados pelas ferramentas de analytics de nada importam se você não agir de acordo com as diretrizes traçadas por eles.

A aplicação conjunta de marketing e estatística é um processo de constante teste e aprendizagem através dos quais você:

  • Identifique canais deficientes;
  • Ajuste estratégias e táticas de acordo com necessidades;
  • Otimiza processos;
 

Concluindo: sem a habilidade de testar e avaliar o sucesso de suas ações de marketing, sua organização não teria ideia de que estratégia funciona e qual não funciona, que pontos precisam de mudanças e como elas devem ser aplicadas. Da mesma forma, de que adianta obter dados ricos e não fazer nada com os insights gerados?

Eai, já sabe por onde começar? acompanhe nosso blog e fique por dentro!

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Este post é baseado em um conteúdo originalmente publicado pela empresa norte-americana SAS Analytics



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