O novo diretor de marketing toma decisões baseado na análise de dados

O papel do diretor de marketing dentro de uma organização mudou. Ora, é lógico, afinal de contas, o mundo mudou. Adequado a um cenário amplamente digital marcado pela Big Data, o novo profissional responsável pelas estratégias de marketing de uma empresa tem a seu dispor um volume considerável de dados ricos que ajudam a entender o desempenho das ações e a projetar medidas para o futuro.

Sim, hoje em dia é imperativo que diretores de marketing decifrem e compreendam situações através da análise de dados proporcionada pelas soluções Business Intelligence (BI).

Buscando traçar diretrizes para este contexto, a Oracle Marketing Cloud, em parceria com o Argyle Executive Forum, realizou uma pesquisa com os principais Diretores de Marketing nos EUA. Leia mais para explorar os dados e entender quais fatores estão influenciando a agenda do Diretor de Marketing moderno.

Os maiores desafios de diretores de marketing

De acordo com os dados coletados pela pesquisa, os principais desafios que regem o dia a dia dos diretores de marketing são, respectivamente:

Análise de dados

Ou seja: um terço dos diretores de marketing têm dificuldades em demonstrar o Retorno sobre Investimento (ROI) e provar a eficácia das estratégias estabelecidas ao Time Executivo.

Análise de dados em direção de marketing: panorama para 2017

De acordo com os líderes de marketing pesquisados, a grande prioridade do setor para 2017 é a adequação a um mundo digital voltado aos dados. Como apontou a pesquisa, “66% indicaram que ao antecipar o futuro, focam mais na transição para um departamento orientado por dados e experiências do cliente omni-channel, ressaltando a importância de uma compreensão holística da jornada do cliente”.

Análise de dados

Estratégias para inovar e melhorar a experiência do cliente

As respostas coletadas pela pesquisa para este tópico apontam que praticamente todas as organizações testam e buscam novas ideias e estratégias de alguma forma. 66% delas através de métodos informais. Confira:

Análise de dados

Frequência de testes A/B em departamentos de marketing

Apesar de resultados anteriores apontarem uma adoção massiva da análise de dados como referência para novos diretores de marketing, quase metade dos times de marketing ainda não realizam o teste A/B. Entre aqueles que o fazem, apenas 24% desenvolveram um ritmo mensal.

Análise de dados

Atendimento personalizado a clientes ainda é escasso

A pesquisa apontou um dado preocupante que deve ser levado em conta por empresas brasileiras, 76% dos líderes de marketing acreditam que seus clientes recebem pouca ou nenhuma informação personalizada, indicando a necessidade de crescimento dos esforços de personalização.

Análise de dados

Os dados apontados pela Oracle e pelo Argyle através dessa pesquisa podem ser preciosos para que sua empresa tire insights, mas também como um pontapé inicial para um posicionamento mais alinhado com a inteligência de dados.

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