Transformação digital é uma palavra que escutamos frequentemente em conversas com profissionais das áreas de marketing digital e TI. Empresas buscam, em uma corrida contra o tempo, alcançar melhor desempenho, um aumento no alcance e cada vez mais, garantir resultados melhores, ou seja, atingir a maturidade digital.

Esta mudança estrutural nas organizações vem abrindo espaço essencial para a tecnologia. Mas também podem trazer alguma dúvidas: como elas ajudam no crescimento e reconhecimento da marca? Quais ferramentas devo utilizar? Por onde eu começo? quais tecnologias utilizar? vamos partir do começo!

Marketing e TI – mais próximos do que nunca

 

Integrando tecnologia, departamentos de TI tornam-se mais notáveis ao marketing, contribuindo com novidades e boa estrutura para garantir o nível de desempenho que uma empresa digital precisa. 

É importante saber, antes de tudo, que a maturidade digital está sim atrelada a grandes tecnologias, porém mais do que isso, é fundamental que as ferramentas sejam utilizadas de forma estratégica pelos profissionais de marketing, e assim gerar benefícios esperados à sua marca. 

Por isso, fazer um marketing digital de qualidade, envolve mais que um departamento, isso leva tempo e requer recursos. Muitas empresas inclusive investem em criar suas próprias ferramentas capaz de monetizar trabalhos ou contratando consultorias de marketing especializada em tecnologia

Ferramentas de marketing 

 

Infraestrutura em nuvem, Analytics, informações em tempo real, várias tecnologias são criadas para tornar mais ágeis e escalonadas a realização de estratégia em marketing digital com o foco na geração de Leads, o relacionamento com o público, visão única do cliente, etc.  

Divulgada pela TechTrends neste ano, uma pesquisa retrata que 80,4% das empresas que fazem Marketing Digital, usam pelo menos uma ferramenta dessa categoria para diversas funcionalidades. 

A Fim de proporcionar às empresas melhores processos por meio de soluções, a IBM, hoje chamada de Acoustic, criou o software Watson (WCA). Segundo a empresa, trata-se de diversas APIs disponíveis e, com elas, pode-se criar os próprios programas, sistemas, aplicações. Ou seja, toda a inteligência por trás do Watson está disponível para que desenvolvedores criem as aplicações nela. 

O bom uso da ferramenta de automação

 

Ter uma boa ferramenta em mãos não quer dizer que terá resultado imediatamente. Como citamos e inclusive os próprios idealizadores dizem, o software é cognitivo, cabe ao time de marketing identificar e implementar as atividades e soluções que atendam às dinâmicas do mercado e os objetivos da marca.

Para gerar bons resultados e aplicações certas, o time deve conhecer como sua marca está inserida no mercado, quais suas reais necessidades para maior alcance, quais os níveis de atuação e maturidade frente aos concorrentes. Mas como medi-los? 

Para esses questionamentos, a Math Marketing desenvolveu um Qi Digital que  entrega uma análise de maturidade em marketing digital, a fim de mensurar e conhecer de fato, as reais necessidades da marca. Com esse relatório é possível analisar os pontos de melhoria de seu produto ou serviço e onde você deverá focar seus esforços para alcançar bons resultados. Faça o Download abaixo, é gratuíto!