Por onde começar seu processo de transformação digital

Maturidade Digital, por onde começar

Quem acompanha nosso blog, ou mesmo quem está antenado aos acontecimentos do mundo do marketing, da tecnologia e dos negócios, está ciente da importância do processo de transformação pelo qual as marcas devem passar para conquistarem um status de maturidade digital. Atitude essencial caso queiram estar preparadas para buscar a liderança em um futuro próximo.

Estar ciente da necessidade da transformação digital é importante, mas não é o bastante. Afinal de contas, como sua marca pretende realizar este processo? Por onde começar? Confira os insights a seguir!

Em que nível estão seus concorrentes?

Como humanos, é normal nos compararmos aos outros. Faz parte de nossa natureza. É assim que medimos nossos pontos fortes e fracos e alinhamos decisões para o futuro: que faculdade fazer, em que investir, de que mercado participar, etc. Conforme vamos aprimorando nossa capacidade de tomar decisões, vamos progressivamente atingindo a maturidade.

Da mesma forma, a performance de sua marca em diferentes situações também deve ser comparada às de seus concorrentes. Trata-se de uma iniciativa primordial para conquistar a liderança.

“Seu concorrente não vai abrir as portas para você entrar e descobrir o que ele está fazendo. É preciso saber avaliar sem necessariamente ter acesso aos ambientes. Esta é a premissa, olhar de fora”. Marcel Ghiraldini – VP Math Marketing

Lembre-se: inovação é um processo, busque resultados

Sua marca não vai inovar da noite para o dia, mesmo isto tenha sido definido na última reunião de diretoria. A inovação é um caminho que precisa ser planejado, estruturado e testado.

De nada adianta uma decisão conceitual em prol da maturidade digital se os colaboradores de marketing seguem presos às amarras das práticas tradicionais. É importante haver participação de diferentes vozes e opiniões em busca do melhor caminho.

“É fundamental saber a meta a que se quer chegar e desenhar vários caminhos para chegar lá, experimentando as estratégias e investindo nas que dão mais resultados. Aos poucos, essas iniciativas inovadoras acabam ganhando mais espaço, gerando mais resultados e aumentando a confiança para investir em inovação”. Marcelo Pimenta – sócio conselheiro Math Marketing (Veja o vídeo completo aqui)

Conheça suas capacidades

Outro ponto essencial para firmar uma trajetória de sucesso rumo à maturidade digital é, logicamente, o autoconhecimento. Ora, de nada vale analisar e compreender seus concorrentes se você é incapaz de fazer o mesmo com sua marca.

Antes de alinhar estratégias mirabolantes para conquistar a liderança, você precisa saber exatamente o que você consegue fazer com o que tem à disposição. É importante estar ciente do que você consegue fazer com seu ambiente digital. Ele está capacitado às demandas que este processo de maturação exige?

Como todo processo de autoconhecimento, isto exige capacidade de autocrítica. Muitas vezes, você terá que deixar o orgulho de lado e reconhecer certos pontos de desvantagem que devem ser retrabalhados. Mas, afinal de contas, o que é a capacidade de reconhecer seus próprios defeitos senão um sinal de maturidade?

Esperamos que o post tenha ajudado você a traçar os primeiros passos para a conquista da maturidade digital. Porém, ele é só o começo. Conheça agora o Digital Marketing Maturity Model, nosso modelo estratégico para alcançar a maturidade digital. Clique no banner abaixo!

Esperamos que o post tenha ajudado você a traçar os primeiros passos para a conquista da maturidade digital. Porém, ele é só o começo. Conheça agora o Digital Marketing Maturity Model, nosso modelo estratégico para alcançar a maturidade digital. Clique no banner abaixo! 
Sem comentários

Deixe seu comentário

Quer saber se sua empresa tem maturidade digital para competir?

SOLICITE SUA AVALIAÇÃO AGORA!