faq de atribuição

Modelos de atribuição: conheça os melhores para sua estratégia de marketing

A transformação digital e a forma como a tecnologia é empregada no dia a dia das pessoas trouxe modificações para diversas áreas e o marketing é uma delas.

Atualmente são diversos os canais que podem ser explorados para estreitar a relação com os públicos e vender mais e é por isso que os modelos de atribuição são tão relevantes.

Como existem muitas mídias a serem exploradas, os estrategistas de marketing precisam compreender sobre qual é o peso de cada uma delas para o negócio em que atuam.

Veja quais são os modelos de atribuição mais usados e as suas vantagens

Escolher o melhor modelo de atribuição para cada negócio nem sempre é uma tarefa das mais fáceis. Por isso, conhecer todos eles é bastante relevante. Acompanhe!

Atribuição de last click

Esse é o modelo de atribuição mais simples de ser executado. Nele, a atribuição se dá de acordo com as vendas, ou seja, a mídia que gerou um último clique na estratégia de marketing digital.

Se a última mídia que gerou uma venda foi o Facebook, por exemplo, é ela que receberá mais conteúdos. Esse modelo é interessante para as empresas que têm um mix de mídia pequeno.

Modelo proporcional

Trata-se de um modelo em que as produções e o investimento para cada mídia são diluídas em frações. Imagine, por exemplo, que foi investimento uma determinada quantia no Facebook, no Instagram e no YouTube.

A partir do número de impressões ou cliques que cada uma dessas mídias render, será feita uma regra de três. O resultado da operação matemática demonstrará qual delas trouxe mais resultados positivos e que merece receber mais investimento no futuro.

Modelo probabilístico

O modelo de probabilístico é um dos mais utilizados nos dias de hoje. Trata-se do método em que e feito um estudo de todas as impressões e investimentos feitos em mídia e dos cliques gerados.

A ideia é que se faça uma divisão em clusters, de acordo com o perfil de cliente de cada público. A partir disso são cruzados dados, para que se saiba qual é a porcentagem de impacto em cada mídia escolhida.

De tal maneira, se terá um resultado probabilístico, indicando em qual das mídias utilizadas se obtém melhores efeitos em vendas.

Entender sobre os modelos de atribuição é importante para que o investimento em marketing seja realmente eficiente e a sua empresa não desperdice dinheiro com mídias que não trazem resultados reais.

Convém lembrar que, quanto mais mídias a empresa investe, mais complexos são os modelos. Se além do marketing digital também se trabalha com ações off-line, como anúncios na TV e no rádio, convém uma pesquisa de audiência desses canais, para comparar com os resultados trazidos pelos meios online.

Quer saber mais sobre os modelos de atribuição no marketing? Então baixe agora o nosso e-book que esclarece as principais dúvidas sobre o tema. Não perca essa oportunidade!

Sem comentários

Deixe seu comentário

Quer saber se sua empresa tem maturidade digital para competir?

SOLICITE SUA AVALIAÇÃO AGORA!