Modelos de atribuição

Modelos de atribuição: qual o melhor para o seu negócio

O marketing mudou e muda constantemente! É claro que alguns princípios continuam os mesmos e que não se deve abandonar totalmente as estratégias do passado. No entanto, na era digital, deve-se pensar no que chamamos de modelos de atribuição de marketing.

Neste artigo você entenderá o que isso significa, quais são os modelos e qual deles é o melhor para o seu negócio. Ficou interessado? Então é só seguir a leitura!

Modelos de atribuição: Entenda o conceito

Na atualidade, os consumidores definem as suas jornadas de compra, interagindo com as marcas por meio de diversos canais redes sociais, e-mails e etc e em diversos momentos da sua vida. Antigamente era preciso comprar um espaço em um intervalo comercial de uma emissora de televisão para que um anúncio em vídeo fosse veiculado, por exemplo.

Hoje em dia isso já não mais acontece! A própria marca detém os seus canais, em redes sociais como o Facebook, o Instagram, o YouTube, entre outras. Mas como saber em qual dessas mídias traz mais resultados para a empresa?

É aí que entram os modelos de atribuição no marketing. Trata-se da técnica em que é possível mensurar a influência do peso de cada uma das mídias pelas quais o cliente passou em sua jornada. Isso pode incluir canais digitais e físicos.

Conheça os principais modelos de atribuição

Existem 3 modelos de atribuição no marketing que são mais comuns de serem utilizados pelas marcas. Cada um deles têm características específicas. Veja!

Atribuição de last click

Nesse modelo, os conteúdos são produzidos para as mídias que geraram o último clique em uma estratégia de marketing digital. Se um cliente comprou depois de visualizar um anúncio no Instagram, é esse canal que receberá mais materiais, por exemplo.

Modelo proporcional

Como o próprio nome sugere, nesse modelo os conteúdos são distribuídos em todos os canais utilizados pela empresa, de forma proporcional. Depois disso, deve ser feita uma regra de 3 para saber qual deles traz mais resultados.

Modelo probabilístico

Esse modelo é o mais utilizado pelas marcas e funciona por meio de uma divisão de clusters, seguindo as características de cada nicho de público. Tais dados são cruzados, de modo que possa ser calculado o impacto de cada mídia nos processos de venda.

Você pode encontrar mais informações sobre esse tema em nosso post que explica sobre os diferentes modelos de atribuição.

Como escolher o melhor modelo de atribuição?

Muitos executivos de marketing têm dúvida sobre como escolher a melhor estratégia de atribuição para os seus negócios. Nossa dica é teste! Teste até encontrar aquela que mais adequa ao seu negócio.

Geralmente, empresas menores se dão bem com o last click, mas para negócios maiores e mais complexos, outros modelos são recomendados. É necessário verificar qual deles é o mais benéfico para cada situação.

Vale lembrar que a atribuição de marketing pode ter o método alterado com o passar do tempo e andamento da estratégia. Trata-se de um modelo cíclico, de erros, aprendizados e aperfeiçoamento. Se aprende na prática como otimizar gastos e ter mais resultados positivos na companhia.

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