O marketing mudou e muda constantemente! É claro que alguns princípios continuam os mesmos e que não se deve abandonar totalmente as estratégias do passado. No entanto, na era digital, deve-se pensar no que chamamos de modelos de atribuição de marketing.

Neste artigo você entenderá o que isso significa, quais são os modelos e qual deles é o melhor para o seu negócio. Ficou interessado? Então é só seguir a leitura que iremos te ajudar a entender!

Modelos de atribuição: Entenda o conceito

 

Na atualidade, os consumidores definem as suas jornadas de compra, interagindo com as marcas por meio de diversos canais e em diversos momentos da sua vida. 

Antigamente, era preciso comprar um espaço em um intervalo comercial de uma emissora de televisão para que um anúncio em vídeo fosse veiculado, por exemplo. Hoje em dia isso já não mais acontece! A própria marca detém os seus canais, em redes sociais como o Facebook, o Instagram, o YouTube, entre outras. Mas como saber em qual dessas mídias traz mais resultados para a empresa?

É aí que entram os modelos de atribuição no marketing. Trata-se da técnica em que é possível mensurar a influência do peso de cada uma das diversas mídias pelas quais o cliente passou em sua jornada. Isso pode incluir canais digitais e físicos.

Entendendo cada canal de mídia utilizado e qual o caminho que a sua buyer persona está percorrendo, fica mais fácil identificar onde focar suas ações. 

Os principais modelos de atribuição

 

Vamos falar dos principais modelos, já existentes no Google Analytics. É importante analisar a jornada de compra estabelecida e qual é o propósito da em empresa em cada uma de suas estratégias antes de definir qual melhor modelo de atribuição para o seu negócio. 

Exemplo: Supondo que um cliente 1. clique para conhecer seu produto através do seu anúncio pago Google Ads, apenas visita e saia sem nenhuma compra ou contato. 2.Uma semana depois ela relembra do anúncio e procura pela empresa diretamente no google, faz o cadastro para receber ofertas, 3.recebe o email e apenas no dia seguinte efetua uma compra. 

Afinal, qual foi a mídia responsável por essa venda? 

Modelo de primeira interação (First Click)
 

Nesse caso atribuição será para mídia responsável pelo primeiro contato do cliente que receberá totalmente o crédito da venda, sendo o Google Ads que atraiu a atenção e impactou para o cliente efetuar a compra.

Modelo de atribuição de última interação (Last Click)
 

A atribuição responsabiliza o último contato com o cliente para receber os créditos da venda. 

Modelo de atribuição último clique não direto
 

Como o próprio nome diz, todas as interações DIRETAS são ignoradas e a venda é atribuída ao último canal não direto que proporcionou a venda, nesse caso o email recebido; 

Modelo de atribuição Linear
 

O modelo de atribuição Linear é o que atribui a venda a TODAS as mídias em que o cliente percorreu, em alguns casos, as empresas não precisam beneficiar somente a mídia investida, ela precisa saber qual é o caminho que seu cliente percorre para otimizar sua jornada de compra, sendo assim ela atribui o ‘’mérito’’ para todos os envolvidos. 

Modelo de atribuição de Redução de Tempo
 

A redução de tempo atribui as mídias que impactaram no momento mais próximo da compra, ela divide em proporções quais foram os canais que estiveram lá de forma persistente, próximo do momento decisivo e de certa forma não deixou que o cliente abandonasse mais uma vez a compra. 

Modelo de atribuição de Posição
 

Na Atribuição de Posição todos os canais recebem créditos, porém é dada porcentagens para cada interação, sendo 40% do crédito para a primeira, 40% segunda e 20% distribuídos de forma proporcional para as demais. 

Como escolher o melhor modelo de atribuição?

 

Muitos executivos de marketing têm dúvida sobre como escolher a melhor estratégia de atribuição para os seus negócios. Nossa dica é: teste! Faça sua jornada de compra com foco no seu cliente ideal, mapeie todos os pontos de contato, até encontrar aquela que mais adequa ao seu negócio.

Vale lembrar que a atribuição de marketing pode ter o método alterado com o passar do tempo e andamento da estratégia. Trata-se de um modelo cíclico, de erros, aprendizados e aperfeiçoamento. Se aprende na prática como otimizar gastos e ter mais resultados positivos na companhia.

Confira também nosso post sobre os impactos do modelo correto para sua estratégia de Marketing Digital clicando aqui: Modelos de atribuição: 5 questões que impactam sua estratégia de marketing digital