Todos sabem que o lead é um dos elementos mais valiosos de uma estratégia de Inbound. É o momento onde um visitante se transforma em alguém com real interesse de compra. Geralmente o lead é definido quando alguém preenche um formulário com seus dados em troca de um conteúdo que você e está oferecendo. Mas, será que este lead realmente importa para você? Ele tem potencial para se tornar um cliente?

É neste ponto que entra a importância do Leadscore, que falando em termos simplificados, é a pontuação que um lead recebe e que vai definir se ele passará para as próximas etapas, que você, esperto estrategista de marketing já sabe, mas para refrescar a memória são: MQL > SQL > Cliente. Ao utilizar esta estratégia, é possível triplicar as suas vendas, comparando ao período sem pontuação de leads.

Como faço para pontuar meus leads?

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A maneira mais simples é pontuar o seu formulário. Vamos a um exemplo a seguir. Digamos que um dos seus formulários possua o campo “Cargo”. E para você, o melhor potencial MQL seja um Gerente, ora, então basta pontuar todos os campos conforme a relevância deles para você. Veja o exemplo.

Então a partir de agora, o lead que se identificar como Gerente, terá prioridade de análise para ser promovido para as próximas fases. Simples, não? Em princípio é mesmo, mas estamos falando de apenas um elemento aqui. Porém, o Leadscore pode ser utilizado em vários aspectos da estratégia.

Mais um exemplo ainda usando nosso Gerente. Imagine que o lead preencheu o formulário como Gerente, mas não preencheu o campo “Empresa” ou a ”URL’‘ com o site dele que você solicitou no formulário. Isto vai afetar na média de pontuação dele. Então que tal deixar os leads com pontuação abaixo de 7, sendo nutridos automaticamente até que você os considere para próxima fase do funil? É interessante unir todos os aspectos importantes para você e atribuir uma média de valor para que eles possam ser considerados MQL e SQL.  Você ainda pode descobrir os melhores leads por meio do Marketing Preditivo.

Vamos aos comerciais?

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O Leadscore é uma poderosa ferramenta, mas é preciso saber usá-la. Neste post, abordamos seu conceito para você fazer um rascunho de adoção do Leadscore, todavia ele envolve muito mais elementos, como a automação, aspectos (positivos e negativos) relevantes no processo de qualificação e muito mais. Acompanhe o nosso blog para saber mais sobre o Leadscore e receber dicas exclusivas.