O conceito de SEO já deve ser conhecido por qualquer empreendedor que adota um posicionamento na web (ou deveríamos dizer apenas “qualquer empreendedor”). Porém, é lógico que o conteúdo publicado na internet “concorre” com o de diversas outras fontes. É aí que entra a importância do conhecimento de conceitos como o cálculo de Market Share. É dele que falaremos hoje!

Fatia do mercado

Resumidamente, o Market Share representa a alíquota de um mercado específico que uma empresa do ramo ocupa. Soou complicado? Então vamos criar um exemplo prático: digamos que você venda sapatos. Sua venda mensal é de 3 mil pares por mês, enquanto seus concorrentes, juntos, vendem 10 mil pares por mês. Logo, seu Market Share é de 30% do mercado de sapatos. Ou seja, trata-se de um breve cálculo baseado na (famosa) fórmula de 3. Mas, afinal de contas, como isso afeta seu SEO?

Hegemonia Google

É isso mesmo. Hoje em dia, o Google é o grande mecanismo de busca da internet. Veja no gráfico abaixo como a ferramenta domina o seu mercado a nível mundial: Agora veja o poder do Google no Brasil

Configurações próprias

A importância da noção do Market Share do Google é essencial para o desenvolvimento de uma estratégia SEO adequada, pois cada um destes mecanismos de busca segue uma série de critérios próprios para a priorização de um conteúdo em detrimento a outro. Assim, há uma série de condições que um site deve estar adequado para ganhar destaque no Google, por exemplo:
  • Responsividade: site responsivo
  • Adaptação Mobile: site mobile
  • Formato https

Parâmetros adicionais

Além disso, o rankeamento do Google segue parâmetros relacionados a um conjunto de três especificações distintas:  Reputação, Conteúdo e Tecnologia. Os três seguem uma ordem hierárquica conhecida como Pirâmide Invertida de SEO. Veja no gráfico abaixo:

Conhecimento e adaptação

Como vimos, o Google é o grande mecanismo de busca atual. E a ferramenta “seleciona” conteúdos de destaque através de critérios específicos que devem ser levados em conta pelas equipes de marketing e comunicação. Fique ligado em nosso blog e conheça os critérios mais específicos do Google! Quer saber como converter seus visitantes em leads? Confira nosso check list clicando abaixo!