O que é Market share e por que seu SEO deve considerar o cálculo

O conceito de SEO já deve ser conhecido por qualquer empreendedor que adota um posicionamento na web (ou deveríamos dizer apenas “qualquer empreendedor”). Porém, é lógico que o conteúdo publicado na internet “concorre” com o de diversas outras fontes. É aí que entra a importância do conhecimento de conceitos como o cálculo de Market Share. É dele que falaremos hoje!

Fatia do mercado

Resumidamente, o Market Share representa a alíquota de um mercado específico que uma empresa do ramo ocupa. Soou complicado? Então vamos criar um exemplo prático: digamos que você venda sapatos. Sua venda mensal é de 3 mil pares por mês, enquanto seus concorrentes, juntos, vendem 10 mil pares por mês. Logo, seu Market Share é de 30% do mercado de sapatos.

Ou seja, trata-se de um breve cálculo baseado na (famosa) fórmula de 3. Mas, afinal de contas, como isso afeta seu SEO?

Hegemonia Google

É isso mesmo. Hoje em dia, o Google é o grande mecanismo de busca da internet. Veja no gráfico abaixo como a ferramenta domina o seu mercado a nível mundial:

Agora veja o poder do Google no Brasil

Configurações próprias

A importância da noção do Market Share do Google é essencial para o desenvolvimento de uma estratégia SEO adequada, pois cada um destes mecanismos de busca segue uma série de critérios próprios para a priorização de um conteúdo em detrimento a outro.

Assim, há uma série de condições que um site deve estar adequado para ganhar destaque no Google, por exemplo:

  • Responsividade: site responsivo
  • Adaptação Mobile: site mobile
  • Formato https

Parâmetros adicionais

Além disso, o rankeamento do Google segue parâmetros relacionados a um conjunto de três especificações distintas:  Reputação, Conteúdo e Tecnologia.

Os três seguem uma ordem hierárquica conhecida como Pirâmide Invertida de SEO. Veja no gráfico abaixo:

Conhecimento e adaptação

Como vimos, o Google é o grande mecanismo de busca atual. E a ferramenta “seleciona” conteúdos de destaque através de critérios específicos que devem ser levados em conta pelas equipes de marketing e comunicação. Fique ligado em nosso blog e conheça os critérios mais específicos do Google!

Quer saber como converter seus visitantes em leads? Confira nosso check list clicando abaixo!

Sem comentários

Deixe seu comentário

Quer saber se sua empresa tem maturidade digital para competir?

SOLICITE SUA AVALIAÇÃO AGORA!