O que é um Whitepaper e como ele pode me ajudar?

O marketing de conteúdo, assim como a metodologia de Inbound Marketing, tem por objetivo atrair os usuários, com escala e baixo custo em suas ações (por isso falamos tanto em ROI destas estratégias), levando as empresas a criar relacionamentos verdadeiros com seus clientes, baseados na geração de valor. A criação de blog posts e e-books costuma ser o foco dos produtores de conteúdo, mas existe um infinidade de formatos a serem trabalhados. Como por exemplo o Whitepaper. Você já conhece esse termo? Se ainda não, continue acompanhando o nosso post e descubra como ele pode otimizar o seu negócio e colaborar na geração de leads.

O que é um Whitepaper?

De acordo com o Hubspot, o Whitepaper é um documento que aprofunda determinado problema, trazendo suas causas, conceitos e, principalmente, sua solução. Ele é indicado para estratégias de marketing de conteúdo mais avançadas, ou seja, deve ser aplicado em clientes que já passaram algum tempo com a sua empresa (em outras palavras, costuma trazer mais valor em conteúdos de fundo de funil ), recebendo conteúdo de valor, mas sem ser tão focado.

Quer ver um exemplo? Confira abaixo o whitepaper “Informação é o novo petróleo”, desenvolvido pela equipe aqui da Math Marketing. Observe como ele aborda o tema de uma maneira mais dinâmica e concisa do que em um ebook.

Whitepaper

Whitepaper Informação é o novo petróleo

Como o Whitepaper pode ajudar na estratégia de marketing digital do seu negócio?

1. Gerar leads mais rapidamente

Os blog posts são eficazes na atração de leads, contudo, os Whitepapers conseguem conversões mais rápidas, tendo em vista que levam um conteúdo mais completo e uma pitada de marketing direto. Por meio do Whitepaper você vende seus serviços de maneira subjetiva, citando cases de sucesso ou ainda depoimentos de clientes que evidenciem sua expertise no assunto.

2. Reaproveitar os posts antigos

Reavivar posts antigos do seu blog, atualizando-os ou criando links entre conteúdos é uma boa maneira de gerar mais tráfego para o seu blog. Com um Whitepaper você consegue resgatar seus melhores posts e levar o seu lead a conhecer mais profundamente seu trabalho. Enquanto o Whitepaper traz o assunto, os links levam para blog posts que explicam conceitos, passo a passo ou ainda aprofundamento em determinado tema.

3. Aumentar o número de subscrições para newsletters

As newsletters são essenciais para a manutenção do relacionamento com seus clientes. É por isso que quanto mais pessoas assinarem a sua newsletter, mais chances de atraí-las para o seu negócio você terá.

Lançando o Whitepaper em uma landing page, você pode condicionar o download do material ao fornecimento de alguns dados do visitante, como o e-mail, informando, é claro, que ele passará a receber a sua newsletter. De forma simples e fácil, você consegue muitas subscrições para a sua newsletter com esta estratégia.

Percebeu como os Whitepapers são essenciais na sua estratégia de marketing digital? Você já havia parado para pensar nisso? Otimizando o tempo de nutrição de leads você converte muitos clientes em pouco tempo, alavancando vendas e criando uma cultura de valor para as pessoas que se relacionam com a sua marca.

Vale lembrar: os Whitepapers são conteúdos mais complexos e devem ser trabalhados para formular um problema recorrente de seus clientes e dar, no mesmo documento, a solução. Assim você garante a satisfação do lead e seu engajamento com a sua marca, já que você certamente não vai parar no primeiro Whitepaper, não é mesmo?

Sabe qual meio é excelente para divulgar os whitepapers de sua marca? O Linkedin! A maior rede social profissional do mundo, a plataforma conta com milhões de profissionais em busca de conhecimento. E melhor, todo conteúdo que você compartilha ali garante prestígio para sua marca. Baixe nosso ebook e domine o LinkedIn!

 

1Comentário
  • Caroline Pires Ayala
    Publicado às 19:48h, 26 fevereiro Responder

    Excelente conteúdo! Obrigada!

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