Maturidade digital

O que sua marca precisa superar para alcançar a maturidade digital

O caminho até atingir um status de maturidade digital não é exatamente fácil para os times de marketing. Executivos, gerentes e times de operação devem estar cientes de que este processo conta com uma série de etapas que devem ser superadas para que sua marca saia da adolescência digital.

Mas, afinal de contas, o que as marcas têm de superar para atingir a maturidade digital? No post de hoje, vamos conhecer alguns dos problemas que atravancam a transformação digital nas empresas. Vamos lá?

Sua marca possui um ambiente digital fraco

Ora, é impossível atingir a maturidade digital sem um ambiente digital à altura da complexidade de suas operações.

Sem a capacidade digital necessária para a aplicação de suas ações de transformação, sua empresa nunca terá uma capacidade de análise e formulação para sedimentar projeções futuras, ficando no campo das incertezas.

De acordo com VP Growth & Strategy Marcel Ghiraldini, a avaliação de um ambiente digital deve levar em conta os seguintes requisitos:

  • Técnica: o quão aderente tecnicamente está seu site nos requisitos do Google?
  • Automação: o ambiente tem capacidade de automatizar uma conversa com seu visitante?
  • Conteúdo: você consegue avaliar a qualidade de seu conteúdo e de seus concorrentes?
  • Experiência do usuário (UX): seu site oferece uma boa experiência aos seus consumidores?
  • Analytics: seu ambiente fornece a capacidade analítica que você precisa para avaliar a sua performance e a de seus clientes?

Sua marca ignora ou não consegue medir indicadores de marcas concorrentes

Para relacionar informação e projetar estratégias, é essencial que sua marca tenha uma visão clara de como está sua maturidade frente os concorrentes, sabendo os pontos de melhoria bem como as oportunidades não exploradas por seu mercado.

Mas, sem ter acesso direto às informações de seu concorrente, como analisar sua situação? Não, você não precisa outras marcas ou agir de maneira antiética. Mas, sim, você precisa ter uma capacidade analítica aguçada.

De acordo com este panorama, saiba como planejar o ordenamento de suas ações:

  1. Defina os concorrentes a serem avaliados;
  2. Trace um panorama dos concorrentes diretos;
  3. Baseado nisso, paute seus planos digitais para obter vantagem competitiva imediata.

Sua estratégia está focada em resultados a curto prazo

Muitas vezes, o problema está na busca por resultados imediatos e não na formulação e aplicação de projetos de construção a médio e longo prazo.

Ora, em um processo que busca justamente girar engrenagens para atingir um status no futuro, ideias devem ser pensadas como parte de um conjunto de ações com um objetivo final. Um exemplo de tendência de médio e longo prazo dado por Sérgio Larentis é a análise preditiva:

– Apostamos muito na análise preditiva. Calculamos que ela se tornará obrigatória nas empresas que querem estar na ponta em um futuro próximo – explica Larentis.

Estas são algumas das etapas que devem ser superadas pelas marcas na busca incessante por maturidade digital e liderança.

E sua marca, está pronta para este desafio? Conheça nossa metodologia, o Digital Marketing Maturity Model. Clique abaixo! 
Sem comentários

Deixe seu comentário

Quer saber se sua empresa tem maturidade digital para competir?

SOLICITE SUA AVALIAÇÃO AGORA!