Digital Marketing Maturity Model

O que você precisa saber para criar um ambiente de inovação propício à maturidade digital em sua marca

Já comentamos por aqui diversas vezes da importância de um ambiente digital consolidado e também sobre as etapas de um processo de transformação e maturidade digital

Vamos nos aprofundar mais um pouco sobre o assunto, gerando insights e preciosas dicas para que sua empresa não fique para trás enquanto o mercado está passando por uma transformação digital gerando ainda mais resultados com um planejamento estratégico elaborado.

Em suma, vamos nos basear no pilar técnico que se estabiliza em dois níveis:  

1) Infraestrutura sólida: as ações de sua marca estão em dia com as novas práticas e tendências tecnológicas;  

2) Expertise técnica: seus colaboradores dominam as ferramentas e soluções tecnológicas necessárias para botar em prática ações inovadoras. 

Conhecimento técnico + infraestrutura digital 

 

Por mais simples que pareça, estes parâmetros podem ser reveladores quanto a sucessos e fracassos nesta primeira etapa rumo à maturidade digital.  

Não basta querer ser inovador sem, antes, ter conhecimento para tal. Assim como não basta ter experiência sem coragem para inovar.  

Os próprios níveis do pilar técnico (aqueles 5 que elencamos aqui no blog) ajudam a entender esta tese. Por exemplo, pense no site onde suas ações são postas em prática: assim como ele precisa estar em dia com tendências contemporâneas (mobile, PageSpeed, User Experience, SEO, etc.), todos estes elementos, mais que simples ferramentas prontas, vêm de expertise humana. Ou seja, só serão bem aplicados com o conhecimento necessário para tal! 

Lembre-se, maturidade digital não é tendência, é posicionamento!

 

Este é um ponto no qual muitos departamentos de marketing e TI, que estão cada vez mais próximos, acabam por esbarrar. 

A maturidade digital exige inovação, inovação, por sua vez, exige investimento. Por isso, uma ideia inovadora precisa ser sólida o bastante para agradar gestores e entrarem no orçamento.

Lembre-se do que mostramos no último post, como uma pesquisa realizada pelo MIT Sloan Management Review mostrou que a renovação tecnológica da infraestrutura das marcas, assim como a expertise de seus colaboradores, eram a grande prioridade para médio prazo. 

Trata-se de um processo inevitável ao qual, uma hora ou outra, sua marca precisará se adequar. Quanto mais tarde, mais atrasado você estará em relação a concorrentes. 

Mas, afinal de contas, como preparar seu ambiente e sua equipe para tal evitando ideias e estratégias equivocadas? 

Pilar técnico aplicado na gestão de marcas 

 

Ciente da importância de um alinhamento a ser seguido pelas marcas brasileiras para obter êxito no sinuoso caminho até a maturidade digital, a Math Marketing desenvolveu o Digital Marketing Maturity Model

Trata-se de um conhecimento livre (sim, você pode acessá-lo por inteiro, compartilha-lo, etc.) desenvolvido com base nos parâmetros de Avinash Kaushik (evangelista do Google) para mensuração de maturidade do Marketing Digital de sua empresa e de seus concorrentes. 

Com o Digital Marketing Maturity Model, você terá parâmetros comparativos com seus concorrentes para o pilar técnico e todas as outras etapas da maturidade digital. 

Conheça nosso método, o Digital Marketing Maturity Model e faça parte desta nova forma de pensar que define lideranças! Clique no banner abaixo!



Feedback