Alerta: PageSpeed de site mobile é prioridade em SERP do Google

Que o Google muda seu algoritmo a toda hora em busca de aprimorar seus resultados e adaptar seu mecanismo aos avanços tecnológicos, todo fanático por SEO está ligado. As atualizações ocorrem a nível mensal. Naturalmente, algumas afetam mais as estratégias de marketing digital que as outras. Por exemplo: o Google reescreveu seu algoritmo para site mobile, favorecendo sites com um bom PageSpeed para acesso via dispositivos móveis em seu PageRank.

A atualização, chamada “Mobilegeddon”, busca garantir que páginas mobile friendly ganhem um boost no SERP, já sites que demoram para carregar no acesso via dispositivos móveis, ficarão pra trás no ranking do Google!

Esta situação pode parecer desafiadora até para as equipes de marketing mais qualificadas, porém, faz parte de um novo contexto de exigências multitarefas do setor. Já falamos aqui como é importante que profissionais de marketing estejam aptos a realizarem análises de dados, por exemplo. Pois bem, em se tratando de mobile, noções básicas de desenvolvimento e TI afetarão diretamente as ações de SEO, ou seja: o marketing.

Então, fique atento: mais do que nunca, ser mobile friendly é um fator de SEO. Confira algumas dicas que selecionamos para ajudar sua empresa a adequar-se à Era Mobile:

Vá de mobile – sério – não estamos brincando

Sem medo de bater na mesma tecla, repetirmos: adapte seu site para mobile, seja mobile friendly, preste atenção nos usuários que acessam sua página via dispositivos móveis. Este é um pré-requisito para ser competitivo na nova era do marketing digital.

Um site responsivo via mobile muita diferença quanto ao seu posicionamento no SERP das buscas do Google, ou seja, o conteúdo de qualidade que sua empresa pode ficar “escondido” caso seu Page Speed no mobile seja considerado inadequado pelo algoritmo Google. E é aí que entra nossa segunda dica…

Teste o PageSpeed de seu site mobile

A realização de testes de velocidade sazonais é essencial para checagem de PageSpeed e diagnóstico de problemas na versão mobile de seu site.

Pensando nisso, o próprio Google disponibiliza uma plataforma completa dedicada a esta tarefa: a AMP (Accelerated Mobile Pages), que aumenta a velocidade de carregamento da página em dispositivos mobile e viabiliza a criação de websites e anúncios rápidos, atraentes e de alto desempenho em vários dispositivos e plataformas de distribuição.

Além disso, o Test My Site, disponível na plataforma Think With Google, calcula a velocidade de carregamento de seu site mobile e faz uma leitura da efetividade do mesmo. Por exemplo, abaixo, veja o resultado de um site com performance mediana em dispositivos móveis:

Site Mobile

Repare que o site oferece um relatório completo com o diagnóstico do site. Basta inserir seu e-mail que os dados necessários para uma análise aprimorada dos fatores que influenciam positivamente ou negativamente o Page Speed de seu site mobile será enviada para sua caixa de entrada.

Fique atento!

Imagine que este tópico começa com som de alarme anti incêndio! A forma como você configura seu conteúdo pode afetar e muito o desempenho mobile de seu site. Para adquirir a melhor performance, siga sempre as seguintes diretrizes:

  • Evitar plug-ins
  • Configurar a janela de visualização
  • Dimensionar o conteúdo para a janela de visualização
  • Dimensionar os pontos de toque adequadamente
  • Usar tamanhos de fonte legíveis
Estas foram algumas dicas sobre a Era Mobile. Baixe nosso conteúdo especial gratuito para expandir ainda mais seu conhecimento com 200 fatores que afetarão seu PageRank. Temos certeza que eles ajudarão muitas empresas a entrarem na Era Mobile e ganharem ainda mais destaque no Google. Clique abaixo, é grátis!
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