A Transformação Digital consolidou-se como processo básico para projetar um lugar de liderança em um futuro próximo, e o consumidor é protagonista nesta dinâmica. Hoje, qualquer empresa que tenha a intenção de crescer e competir dentro de sua área precisa entender o consumidor como agente central de sua estratégia de crescimento. Desde o início dos anos 2000, um dos meios mais utilizados pelas marcas para este processo de entender clientes e consumidores são as personas, das quais já falamos bastante por aqui. Porém, assim como a tecnologia hoje é muito mais avançada em comparação ao início do século, as personas também devem evoluir de acordo com a Transformação Digital.

Conceito naturalmente em constante transformação

Quando o conceito de personas surgiu, ele era voltado principalmente a estratégias de design, como projetar produtos e serviços com boa usabilidade para melhorar a experiência do usuário. O conceito de Buyer Persona veio depois disso tendo como foco ao entendimento dos objetivos do comprador para guiar estratégias de marketing e vendas. Hoje, passa por um novo momento de mudanças com a Transformação digital.

Personas e transformação digital

Atualmente, quem dita as regras do mercado é o consumidor, talvez até mais do que as marcas que competem entre si! O consumidor contemporâneo tem expectativas altas e exige que elas sejam atendidas ao realizarem a compra. Mas, afinal de contas, como atender a exigências tão complexas? Através de personas adaptadas à transformação digital! Com a identificação dos padrões de comportamento, necessidades e dores, é possível gerar insights para atrair sua persona para o site. Quanto mais conhecermos os hábitos de consumo, preferencias, interesses e dúvidas, melhor será a oferta de atração, com maior segurança para direcionar os investimentos e ações certas nos canais de comunicação.

Personas com foco em experiência de usuário

Com personas aperfeiçoadas e um posicionamento digital capacitado, você está a um passo de assegurar uma experiência de usuário (UX) satisfatória em seu website. Mas como fazer sua marca conquistar uma boa experiência de usuário? A primeira coisa que você precisa saber sobre UX para se destacar de seus concorrentes é simples: o foco é o cliente. Mais exatamente, dois parâmetros:
  • Como foi seu acesso ao website?
  • Suas expectativas foram alcançadas?
Uma boa experiência de usuário é aquela tão intuitiva que o usuário mal nota que está operando. A ideia é proporcionar que o cliente dialogue com a marca com facilidade, criando um elo emocional para fixar a experiência no imaginário do consumidor. Estes são alguns insights sobre como as personas podem agir em função de sua marca dentro do processo de transformação digital. Quer saber como criar as melhores personas para sua empresa? Baixe nosso conteúdo especial clicando no banner abaixo, é grátis!