Entenda o que suas personas têm a ver com Maturidade Digital

Para evoluir a maturidade digital de uma marca, é preciso desenhar novas estratégias baseadas em tecnologia. Entretanto, apenas traçar um plano de ação não é o bastante, devemos desenvolver uma linha de pensamento baseada no comportamento do consumidor no que diz respeito a tecnologia, suas necessidades, dores, comportamentos e perfis. Sim estamos falando em desenhar uma buyer persona 

Tecnologia definirá a liderança 

Como disse Gerald C. Kane, professor da Sloan, escola de Marketing do MIT, “conceituar digitalização como um processo continuo de crescimento e desenvolvimento pode ajudar administradores a dirigirem melhor as empresas durante sua adolescência digital”. 

Ou seja, a hora de mobilizar-se para conquistar a liderança tecnológica e – levando em conta a crescente influência digital nos processos de atrair consumidores e realizar vendas – no mercado como um todo, é agora.  

Personas como um caminho à maturidade digital 

Ora, no que diz respeito à tecnologia, o futuro do mercado é um campo ainda em aberto. Atualmente as empresas geram dados a todo instante, mas a partir deles o que é feito em relação ao cliente? Dados da IBM mostram que apenas 22% dos clientes sentem-se contemplados pelas ações das empresas.  

Neste contexto, basear ações de vendas em personas alinhadas a processos tecnológicos diários é essencial para definirmos iniciativas e rastrearmos necessidades internas (o que devíamos oferecer e não oferecemos) e externas (as necessidades da persona). 

Entenda sua persona e conquista a liderança  

Dessa forma, nessa corrida pela liderança digital, ganha quem ao mesmo tempo: oferecer o ambiente mais maduro; suprir com as carências dos consumidores, fazendo-os crescer em pontos até então esquecidos. Deu para ver a relação intrínseca entre maturidade digital e buyer personas envolvida nesta dinâmica? 

Sim, para atender suas buyer personas, a marca deverá unir cada vez mais suas equipes de TI e marketing. Sim, as relações entre ambas serão cada vez mais integradas. Sim, os colaboradores de ambas áreas terão cada vez mais conhecimento sobre as respectivas áreas de atuação.  

“Vendas são responsabilidade do marketing como marketing é responsabilidade das vendas. O Acordo a Nível de Serviços (SLA) define uma série de comportamentos esperados do Time de Vendas para garantir que cada lead é abordado com efetividade” 

Mark RobergeThe Sales Acceleration Formula  

Como amadurecer digitalmente 

Para auxiliar nestes desafios, o D3M – conhecimento aberto desenvolvido pela Math – entrega uma análise de maturidade em marketing digital, afim de estabelecer um panorama das reais necessidades da marca.  

Em suma, o D3M é uma metodologia baseada no modelo sugerido por Avinash Kaushik (evangelista do Google) para mensuração de maturidade do Marketing Digital de sua empresa e de seus concorrentes. 

Atingindo a maturidade junto às suas personas, você obtém uma visão clara de que decisões devem ser tomadas para estar em vantagem sobre seus concorrentes, conhecendo os pontos de melhoria bem como as oportunidades, podendo assim, pautar seus planos digitais para obter vantagem competitiva imediata. 

Quer saber como desenvolver personas que antecipem sua chegada à maturidade digital, conquistando a liderança eu seu mercado? Baixe agora nosso cardápio de perguntas para criar personas. Basta clicar no banner abaixo e realizar o download grátis. 

Quer saber como desenvolver personas que antecipem sua chegada à maturidade digital, conquistando a liderança eu seu mercado? Baixe agora nosso cardápio de perguntas para criar personas. Basta clicar no banner abaixo e realizar o download grátis.
Sem comentários

Deixe seu comentário

Quer saber se sua empresa tem maturidade digital para competir?

SOLICITE SUA AVALIAÇÃO AGORA!