Já falamos por aqui sobre os 5 níveis que definem o pilar técnico de um processo de transformação e inovação com o objetivo de se atingir um status de maturidade digital e, consequentemente, ganhar liderança no mercado de atuação em médio e longo prazo.

Vamos retomar os níveis?

    1. Sua marca possui um site;
    2. Seu site comporta acessos mobile;
    3. Seu site possui uma boa nota no PageSpeed;
    4. Seu site segue as boas práticas do Google;
    5. Seu site possui um mecanismo de monitoramento e análise “full stack”.
 

Note como cada nível aumenta o grau de complexidade e exigência. Sim, o caminho até a maturidade digital pode ser árduo, e certamente exigirá investimentos nos departamentos de marketing e TI.

A transformação digital ocorre com a implementação gradual de incrementos, não é algo que se atinge de uma hora para a outra. É preciso ter atitude e adotar um posicionamento mais arrojado.

Por isso, está mais do que na hora de sua marca investir em um ambiente de inovação. E não somos apenas nós quem estamos dizendo isso.

Maturidade digital exige atitude!

 

Uma pesquisa publicada recentemente pelo MIT Sloan Management Review em parceria com a multinacional de consultoria Deloitte perguntava a executivos de grandes marcas quais eram as suas prioridades a médio prazo. A resposta majoritária: aperfeiçoar as áreas de inovação e estratégia digitalVeja abaixo (em inglês):


Maturidade Digital

Isso revela mais que uma tendência, um fato: a capacidade de inovar e evoluir irá definir quem fica na frente e quem come poeira nos próximos anos do mercado.

Note que, em terceiro lugar, vem a capacidade de desenvolver e aplicar capacidades digitais como cloud computing e data analytics. Como viemos falando nos posts da série Dados o novo petróleo, a aplicação de ambas faz parte do processo de Maturidade Digital, mais exatamente, do 5º nível do pilar técnico. 

Pensamento inovador como diferencial

 

E não para por aí. A mesma pesquisa questionou os executivos quanto às principais falhas de gestores e líderes. A resposta majoritária: não compreender as tendências tecnológicas e como elas afetam a companhia. Em segundo e terceiro, respectivamente, a falta de direção estratégica e resistência a mudanças. Veja abaixo (em inglês):

 

Maturidade Digital

Mais uma vez, podemos traçar um paralelo entre os insights e a jornada para a maturidade digital. Note como todas alternativas estão relacionadas à evolução, transformação…“tendência”, “estratégia”, “mudança”, são termos que revelam a mentalidade transformadora do mercado contemporâneo e ressalta a necessidade de investir em tecnologias para marketing. 

A hora de evoluir é agora!

 

Imagine, se até mesmo executivos de companhias gigantescas entrevistados na pesquisa são obrigados a lidar com tais desafios, é sinal de que a “corrida” está só começando. Então, que tal projetar o mais cedo possível sua estratégia em busca de inovação e maturidade digital?

Conheça o método da Math Marketing, o Digital Marketing Maturity Model e faça parte desta nova forma de pensar que define lideranças! Clique no banner abaixo!