Maturidade Digital

Pesquisa comprova: corrida pela maturidade digital já é fato e exige inovação

Recentemente, falamos sobre os 4 níveis que definem o pilar técnico de um processo de transformação e inovação com o objetivo de se atingir um status de maturidade digital e, consequentemente, ganhar liderança no mercado de atuação em médio e longo prazo.

Vamos retomar os níveis?

  1. Sua marca possui um site;
  2. Seu site comporta acessos mobile;
  3. Seu site possui uma boa PageSpeed;
  4. Seu site segue as boas práticas do Google;
  5. Seu site possui um mecanismo de monitoramento e análise “full stack”.

Note como cada nível aumenta o grau de complexidade e exigência. Sim, o caminho até a maturidade digital pode ser árduo, e certamente exigirá investimentos.

A transformação digital ocorre com a implementação gradual de incrementos, não é algo que se atinge de uma hora para a outra. É preciso ter atitude e adotar um posicionamento mais arrojado.

Por isso, está mais do que na hora de sua marca investir em inovação. E não somos apenas nós quem estamos dizendo isso.

Maturidade digital exige atitude!

Uma pesquisa publicada recentemente pelo MIT Sloan Management Review em parceria com a multinacional de consultoria Deloitte perguntava a executivos de grandes marcas quais eram as suas prioridades a médio prazo. A resposta majoritária: aperfeiçoar as áreas de inovação e estratégia digital. Veja abaixo (em inglês).

Maturidade Digital

Isso revela mais que uma tendência, um fato: a capacidade de inovar e evoluir irá definir quem fica na frente e quem come poeira nos próximos anos do mercado.

Note que, em terceiro lugar, vem a capacidade de desenvolver e aplicar capacidades digitais como cloud computing e data analytics. Ora, como viemos falando nos posts da série Dados o novo petróleo, a aplicação de ambas faz parte do processo de Maturidade Digital! Mais exatamente, do 5º nível do pilar técnico.

Pensamento inovador como diferencial

E não para por aí. A mesma pesquisa questionou os executivos quanto às principais falhas de gestores e líderes. A resposta majoritária: não compreender as tendências tecnológicas e como elas afetam a companhia. Em segundo e terceiro, respectivamente, a falta de direção estratégica e resistência a mudanças. Veja abaixo (em inglês):

Maturidade Digital

Mais uma vez, podemos traçar um paralelo entre os insights e a jornada para a maturidade digital. Note como todas alternativas estão relacionadas  a evolução, transformação…“tendência”, “estratégia”, “mudança”, são termos que revelam a mentalidade transformadora do mercado contemporâneo.

A hora de evoluir é agora!

Ao que são questões desafiadoras, em meio a tudo isso há um alento. Imagine, se até mesmo executivos de companhias gigantescas entrevistados na pesquisa são obrigados a lidar com tais desafios, é sinal de que a “corrida” está só começando. Então, que tal projetar o mais cedo possível sua estratégia em busca de inovação e maturidade digital?

Conheça nosso método, o Digital Marketing Maturity Model e faça parte desta nova forma de pensar que define lideranças! Clique no banner abaixo!
Sem comentários

Deixe seu comentário

Quer saber se sua empresa tem maturidade digital para competir?

SOLICITE SUA AVALIAÇÃO AGORA!