Qual a diferença entre Ebook e White Paper?

Profissionais do marketing ávidos por oferecer conteúdo de qualidade para converter leitores em leads e, finalmente, em clientes, através de uma estratégia de inbound marketing, precisam ficar atentos aos diferentes formatos de conteúdo de troca.

Dentre eles, dois formatos se destacam. Ebook ou White Paper: qual o melhor para sua marca?

E então, vamos entender a diferença?

O que é um White Paper?

Já falamos aqui sobre o White Paper, mas não custa repetir alguns pontos.

O White Paper é feito através de um intenso trabalho de estudo, com referencias qualificadas, argumentos bem fundamentados e um design sóbrio.

Por conta disso, o White Paper costuma ser mais direto, configurado como texto corrido dividido em tópicos. Nele, você deve ir a fundo em pontos específicos, usualmente bastante técnicos.

Sua função é mostrar a expertise de sua marca em sua área de atuação para, assim, conquistar a autoridade no assunto.

Características principais do White Paper:

  • Conteúdo majoritariamente textual com formatação tradicional
  • Design sóbrio, com prioridade para elementos tradicionais como gráficos e fotos.
  • Exploração acadêmica profunda de um tópico específico.
  • Linguagem técnica e tom de voz de especialista.

Como exemplo, veja abaixo a configuração visual do White Paper Dados são o novo petróleo, produzido pela Math MarketingVisual whitepaper

O que é um ebook?

Ao contrário do White Paper, um ebook possui um tom de voz mais descontraído e menos engessado. Pense nele como uma publicação editorial. No ebook, os elementos gráficos são muito importantes, servindo como complemento para o texto. Ele costuma ser feito através de uma parceria entre o redator e o designer.

Além disso, mais do que citar informações obtidas através de pesquisa, você pode emitir sua própria opinião, tomando posicionamentos por sua marca. O objetivo aqui é identifica-la entre os agentes mais inovadores de seu mercado, ganhando prestígio e tornando-se referencia.

Características principais do ebook:

  • Formatação textual ligeiramente mais livre (listas, diagramas de texto, etc.)
  • Design rico com ilustrações e elementos gráficos (ilustrações, infográficos e outros)
  • Espaço para opiniões e pontos de vista associados a sua empresa, menos acadêmico
  • Linguagem mais coloquial com o objetivo de cativar o leitor, deixa-lo querendo mais

Veja abaixo como é um ebook através de uma imagem do material de troca Linkedin: como utilizar a maior rede de networking profissional a favor de seu negócio.

Visual ebook

Quando usar ebook ou White Paper? 

Em primeiro lugar, você deve pensar em sua persona. Como ela prefere ver o tema de interesse abordado? Qual dos formatos está mais alinhado a seus objetivos enquanto leitor? Dentre outras questões (para saber mais sobre personas, clique aqui). 

Como já vimos, a diferença essencial entre White Paper e ebook está na formalidade com a qual eles abordam os temas propostos, e isso se manifesta tanto na configuração visual quanto no tom de voz usado para passar a mensagem.   

O ebook está mais associado ao marketing B2C. Por exemplo, se você está tentando comunicar uma mensagem de marketing com o intuito de fazer sua emprega ganhar prestígio entre profissionais criativos, você provavelmente deve optar por uma abordagem mais dinâmica, com design arrojado e conteúdo menos formal e acadêmico.  Nesse caso, um ebook servirá aos seus objetivos com mais eficiência.  

Já o White Paper, por outro lado, está ligado ao marketing B2B. Se você pretende publicar um conteúdo técnico para ressaltar a expertise dos profissionais de sua marca, mirando leitores especializados que procuram menos ideias novas e mais fundamentação de conhecimento aprofundado, então o White Paper é a sua opção. 

Claro, é Importante ressaltar que estas não são regras rígidas, podendo mudar de acordo com variantes importantes tais quais o perfil de seus leitores, o contexto de mercado e muitos outros. Na hora de escolher, vale deixar que o bom senso fale mais alto! 

E então, quer enriquecer ainda mais a sua capacidade de alcance? Saiba como converter leads de maneira efetiva!
Sem comentários

Deixe seu comentário

Quer saber se sua empresa tem maturidade digital para competir?

SOLICITE SUA AVALIAÇÃO AGORA!