Já é um fato que todas as empresas excepcionais normalmente definem o que as diferencia de seus concorrentes, deixando claro inicialmente para seus colaboradores e depois para seus demais públicos. Veja como exemplos as empresas consideradas inovadoras e com grande engajamento de seus consumidores: São aquelas que além do produto, trazem alguma experiência única que as diferencia de seus concorrentes. Esse é o famoso “molho”.

Em uma matéria da INC, o presidente da Marlin Steel, Drew Greenblatt, comentou sobre um banner que viu no refeitório da empresa, e que descreve o “molho especial” de sua organização: “Qualidade projetada rápida”. Em poucas palavras eles conseguiram expor à seus colaboradores sua identidade, e diferenciais, gerando um sentimento de união em busca de um objetivo em comum.
Qual seria a frase descritiva de sua empresa? Se você ainda não tem, já é tempo. Toda organização tem algo que a torna diferente, um nicho de produto inovador, crença, ou atitude que os separa de seus concorrentes.  Depois de encontrar essa valiosa informação, é hora de distribuí-la para o mundo: colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade… Enfim, quem você puder imaginar.
Não invente: Inove
Um exemplo usado no artigo de Drew é o McDonalds (que inventou o termo “molho especial”), que no lugar de usar os condimentos que todos os seus concorrentes usavam, criou o molho especial, secreto e diferente.
E ela não foi a única. Empresas como Starbucks, FedEx, Apple e Coca Cola são bons exemples de como o diferencial pode criar um novo patamar de atuação para sua empresa. Algumas empresas tentam apenas baixar seus preços, isso até funciona por um tempo para aumentar suas vendas, mas para aumentar o valor e reconhecimento da marca, já não é tão eficaz, uma vez que eles precisam oferecer “algo a mais” que identifique e mostre a personalidade da empresa.