O SharePoint 2013 pode ajudar com a otimização dos sites para dispositivos móveis diversos, mas ainda é difícil escolher entre Design Responsivo e Device Channels, já que os dois se parecem bastante.
Vamos comparar algumas diferenças essenciais:
Experiência do usuário
Existe uma diferença na maneira para determinar qual das abordagens deve ser usada para um usuário em particular. Design Responsivo usa o tamanho da tela para determinar a forma como o conteúdo deve ser colocado na janela do browser. Canais de dispositivos, por outro lado, utilizam a identidade do navegador para carregar o canal apropriado.
Enquanto Design Responsivo pode causar diferentes experiências dependendo do tamanho da janela de navegador, canais de dispositivo irão sempre carregar a mesma experiência para o mesmo dispositivo, independentemente do tamanho da janela. Utilizar os canais de dispositivo pode ser vantajoso, pois do ponto de vista da resolução de problemas, o usuário e o helpdesk veriam a mesma interface, mesmo as resoluções de tela ou tamanhos de janela do navegador serem diferentes.
Marcação de páginas
Outra diferença é a forma como o conteúdo da página é mostrado. Design Responsivo altera apenas a camada de apresentação do site. Embora você possa esconder algumas partes da página no navegador usando CSS, eles ainda estão presentes no código do site e, portanto, são carregados. Ao utilizar os canais de dispositivos, você pode usar diferentes páginas mestras para garantir que apenas a marcação relevante é mostrada para os usuários. Além disso, você pode usar os painéis de canais de dispositivos para controlar ainda mais os elementos de conteúdo carregado em páginas específicas.
Apesar dos canais de dispositivos permitirem um melhor controle do HTML processado e, portanto, o desempenho otimizado do site, é necessário mais esforço para garantir que os motores de busca na Internet consigam mapear adequadamente todas as diferentes versões do site apresentados nos dispositivos. Você pode conseguir isso usando o cabeçalho de resposta Vary-By User Agent, mas tem que ser feito manualmente.
O Design Responsivo usa o tamanho da janela do navegador para distinguir entre as diferentes experiências. Esta é uma abordagem robusta, e as chances são baixas que surja um novo dispositivo que gere má experiência do usuário.
Os canais de dispositivo no SharePoint 2013 são baseados na identidade do navegador usado para abrir o site, existindo assim, dois desafios com esta abordagem. Em primeiro lugar, em algumas situações, pode ser possível distinguir entre o mesmo navegador instalado no sistema operativo, mas em dois dispositivos com diferentes capacidades. Em segundo lugar, se um novo dispositivo aparecer no mercado, você teria que verificar se este é atribuído ao canal de dispositivo correto em seu site.
Como escolher?
Apesar da semelhança entre os dois, as capacidades e seus impactos são diferentes quando usados para otimizar um site nos dispositivos móveis. Devido às suas semelhanças e suas forças, torna-se mais complicado escolher entre as duas abordagens. Uma solução seria combinar as duas abordagens para obter o melhor resultado.
Combinando as abordagens, você pode usar web design responsivo para criar a experiência multi-dispositivo de base. Dependendo do seu projeto para os diferentes pontos de interrupção, ele é recomendado para 80%, ou até mesmo 90%, das otimizações. O restante, causados pelas alterações de design da web ou pelas capacidades dos diferentes dispositivos, podem ser abrangidos por canais e painéis do dispositivo.