Saiba quais são as tendências de marketing digital para 2018

Chegando nos últimos meses de 2017, já é hora de projetar as tendências de marketing digital para 2018, ou seja, buscar estratégias que farão a diferença para as empresas em um futuro próximo e já ir “abrindo vantagem” em relação aos competidores. Alerta de spoiler: profissionais de analytics e diretores de marketing virarão grandes amigos ao longo do ano que vem.

Estas tendências não surgiram ontem e tampouco ganham destaque maior agora por acaso, neste post vamos discorrer sobre elas e apontar os caminhos que as tornaram essenciais. Confira!

Analytics – amplo conhecimento na palma da mão

Não é por acaso que a função do cientista de dados vem sendo considerada a “área da moda”, hoje vivemos em um mundo marcado pela interação constante de informações obtidas através do Deep Learning, soma de Big Data com Funções Neurais que projeta diretrizes de alto nível sobre os usuários.

Ora, operações online são geradas através de dados prévios e, por si só, geram mais um grande volume de dados riquíssimos para o entedimento do comportamento do consumidor. Falamos sem medo: um posicionamento atento ao analytics é um passo largo em direção ao sucesso. É por isso que hoje o analista de dados e o diretor de marketing estão mais próximos do que nunca. Cabe aos dois setores, antes tão dispares, traçar as melhores estratégias baseadas na intersecção dos conhecimentos e das informações obtidas.

Essa tendência de marketing digital para 2018 já está praticamente estabelecida. Em uma pesquisa da Oracle com diretores de marketing, 35% dos entrevistados apontaram que a transição para um departamento focado em dados era a preocupação principal em 2017. Saiba mais sobre essa pesquisa em nosso post sobre o caso.

Experiência centrada no cliente – dialogue com seu consumidor

A transformação digital tem efeitos marcantes sobre as tendências de marketing digital para 2018. O grande volume de informações disponíveis formou um novo tipo de consumidor, mais seletivo e sofisticado. É por isso que hoje as empresas devem buscar um diálogo personalizado com seus prospects, entendendo suas dores e necessidades para oferecer soluções a nível individual.

É lógico que as tendências de marketing digital para 2018 não estão isoladas umas das outras. A experiência centrada no cliente está diretamente relacionada a análise de dados. Ora, tem jeito melhor de conhecer seu cliente do que com os dados que ele mesmo gera ao navegar na internet em busca de seus interesses e de respostas pra suas dúvidas?

Mesmo assim, maior parte das empresas ainda não conseguem chegar a um diálogo bilateral. Uma pesquisa realizada pela IBM mostrou que, apesar de 90% das empresas afirmarem terem preocupação em conversar diretamente com seus consumidores, 80% do público não se sente tocado pessoalmente pelas estratégias de marketing. Um resultado impressionante que serve para reflexão: afinal, até onde nossas estratégias são baseadas em métodos e não em dados e evidências?

Renovação para métodos já estabelecidos

A revolução do uso de dados não só trouxe novos parâmetros para o marketing, ela também aprimorou práticas já estabelecidas. Por exemplo: a evolução do papel do analista de dados como agente direto de ações de marketing fortaleceu o Marketing Preditivo, forma de usar a ciência de dados para tomar decisões de marketing mais inteligentes e assertivas.

Hoje, plataformas de inteligência preditiva permitem aprimoramento na entrega de leads para o time de venda; otimização de personas; enriquecimento de segmento; planejamento sofisticados de ações e contenção de churn. Imagine o quanto a aplicação de analytics vai aumentar a efetividade de ações baseadas nesta formulação estratégica.

Da mesma forma, o fortalecimento da análise de dados dentro dos setores de marketing e o crescimento da participação do cientista de dados em ações de marketing devem aumentar a efetividade de ações baseadas na formulação estratégica via coleta de informações como Leadscore e Marketing Analítico. Ora, quer forma melhor de acompanhar o aprimoramento de seu lead que através de dados diretos sobre seu comportamento?

Já dissemos isso, mas não curta nada repetimos: segundo as tendências de marketing digital para 2018, empresas que se utilizaram de análise de dados irão traçar as melhores estratégias e conquistar os melhores resultados. Uma dica de ouro que já deve ser aplicada ainda em 2017!

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