Tendências digitais que devem marcar marketing e SEO em 2018

2017 chega a seu final como um ano de prosseguimento de alguns processos e queda de outros. Tendências fortes seguem e vento em popa, como Internet das Coisas e Inteligência Artificial…outras, precisam de um tempo para respirar e esperar o mercado amadurecer o bastante para elas (Realidade Virtual).

Este cenário tempestuoso não é novidade nenhuma para quem acompanha a evolução tecnológica de perto, mas pode ser confuso em um ponto: afinal de contas, como fica meu SEO no meio dessa bagunça?

Calma, vai dar tudo certo. Neste post, selecionamos algumas tendências digitais para 2018 que devem afetar seu SEO. Confira!

IoT – a Internet das Coisas

A Internet das Coisas já é uma tendência digital fortíssima para 2018. Como ela afetará marketing e SEO ainda é um mistério, mas é certo que mexerá as estruturas de como trabalhamos estratégias de marketing digital hoje.

Por exemplo, no momento em que as pessoas estarão acessando a internet através de devices utilitários diversos (aparatos de cozinha, eletrodomésticos, alarmes), a tendência é que as buscas sejam mais contextuais e específicas (olha a cauda longa aí de novo). Ora, ninguém vai buscar um filme enquanto acessa a internet através da geladeira (ok, talvez algumas pessoas façam isso).

Outro elemento que deve crescer com a IoT é a busca por voz, mais prática que a digitação manual, que depende de superfície e espaço adequados. Sim, as pessoas vão conversar com seus eletrodomésticos, e seu site (e seu SEO) deveria tirar proveito disto. Isso se chama…

…Inteligência Artificial

Essa poderia estar nas listas de tendências digitais para 2018, 2020, 2030, 2050…ora, a Inteligência Artificial é hoje uma a menina dos olhos das pesquisas em tecnologia. Mas como isso afeta seu marketing? Como sabemos, gera efeitos diretos sobre os mecanismos de busca, tornando o SEO cada vez mais desafiador, porém, garantindo que seus acessos estejam ali por realmente estarem interessados em seu site.

Com a evolução da Inteligência Artificial, as buscas passam a ser cada vez mais exatas e específicas, imagine o quanto isso não favorece estratégias de cauda longa. Além disso, um aumento na inteligência dos mecanismos de busca deve favorecer conteúdo de qualidade, em detrimento de estratégias manjadas como a repetição incessante de keywords e uso desonesto de hyperlinks.

Web Analytics

Já falamos bastante de como o Web Analytics irá invadir os setores de marketing digital em 2018 (sim, já falamos bastante sobre o assunto), mas não custa repetir (até porque vem forte MESMO, nós garantimos).

Em um futuro próximo, fazer marketing digital sem Web Analytics será como dirigir um carro com os olhos vendados. Ora, com dados ricos que proporcionam uma análise de cenário para tomada de decisão disponíveis via acesso fácil e grátis em plataformas como o Google Analytics, seguir alheio à análise de dados é desleixo.

Posicionar-se em Web Analytics catalisa os resultados de sua página, aumentando a eficiência e o foco de seu SEO. Isso proporciona uma alocação de recursos mais sofisticada em suas campanhas!

Maturidade digital

Este talvez seja o ponto mais importante deste post. Resolvemos deixa-lo por último pelo fato de que ele “amarra” todos os tópicos anteriores. Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Web Analytics, assim como SEO, fazem parte do processo de Maturidade Digital.

A Maturidade Digital garante o sucesso de seu SEO no futuro ao assegurar que todos seus processos digitais estejam em dia. Nenhuma nova tendência será capaz de pegar sua equipe desprevenida quando ela possui domínio e maturidade sobre passado, presente e futuro.

Quer conhecer mais tendências de marketing e tecnologia para 2018? Acesse nosso post “Saiba quais são as tendências de marketing digital para 2018”!

Estas são algumas das tendências digitais que devem afetar seu SEO em 2018. Mas não adianta nada saber delas se seu marketing digital não possui domínio estratégico. Quer saber mais? Clique abaixo e baixe grátis nossa lista de 200 fatores que afetam seu PageRank!
Sem comentários

Deixe seu comentário

Quer saber se sua empresa tem maturidade digital para competir?

SOLICITE SUA AVALIAÇÃO AGORA!