A jornada de compra é um processo ativo que o ser humano faz para comprar algo. Nesse caminho são identificados micro momentos, que podem ser utilizados pelos profissionais de marketing como gatilho de busca para falar sobre os interesses do consumidor.

Muitos desses processos não acontecem em plataformas externas, mas sim nos próprios canais da empresa: como o site, mídias sociais, os canais de atendimento, landing pages etc. São esses pequenos momentos de interação que geram grandes insights e que podem fazer com que a jornada de compra vire uma imensa geração de leads.

As ações estratégicas na jornada de compras são feitas geralmente por grandes empresas, como a Amazon e a Zappos, mas também podem ser implementadas em pequenos negócios. Essas marcas entendem que o seu público alvo têm desejos, vontades e anseios e que isso pode mudar ao longo do tempo, tornando necessário o acompanhamento constante da estratégia.

Nesse sentido, as ferramentas de automação (Acoustic IBM, Hubspot, RD etc) devem ser utilizadas no decorrer da jornada de compra para auxiliar na nutrição de leads, mas percebendo que do outro lado existe uma pessoa, ou seja, as interações devem ser humanas, ajudando no momento de compra do cliente.

Partindo desse princípio, fizemos com muito carinho, um vídeo com os profissionais de marketing explicando de forma prática como identificar o momento certo de parar a nutrição, e então, vender seu produto ou serviço para o cliente, confira: